Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Padre Fábio de Melo, babalawô Ivanir dos Santos e Pastor Kleber Lucas, selam parceria

segunda-feira, maio 21, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Essa manhã, um café da manhã, na Barra da Tijuca, na casa do deputado estadual Thiago Pampolha (PDT), mostrou que o diálogo rompe fronteiras. Os líderes religiosos, encabeçado pelo babalawô Ivanir dos Santos, padre Fábio de Melo e o pastor Kleber Lucas, lançam campanha em prol e pelo respeito ao sagrado religioso.

O encontro inter-religioso foi motivado por um episódio recente, onde um vídeo viralizou na internet com o sermão do padre Fábio de Melo, se expressando em tom jocoso às religiões de matriz africana. E o que poderia ter se tornando um grande debate, acabou provocando uma união entre crenças, mais uma vez a confiança e a solidariedade dita novos rumos, onde o respeito ao próximo ganha força.

“Nossa luta é barrar essa postura de ódio, uma visão deturpada do que é de fato uma religião, atos de intolerância religiosa precisam ser banidos. Hoje demos um passo histórico, começando a construir uma nova possibilidade de diálogo”, alegou Ivanir dos Santos.

No café, foi selado uma parceria entre os sacerdotes. O babalawô e interlocutor da CCIR, já tinha como parceiro o pastor Kleber Lucas, com 25 anos de ministério, líder na Igreja Batista Soul, no Rio. Que também sofreu intolerância, em novembro do ano passado, quando participou de um evento no terreiro de candomblé, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (queimado em 2014 e está sendo reconstruído agora com apoio de grupos evangélicos).


"Um encontro conciliador que promove a paz e o respeito, em um cenário tão hostil da nossa Nação. Esse momento nos traz alento e a certeza de que existe muita gente do bem, comprometida com a boa causa em nosso Brasil", atestou Kleber Lucas.

“Muito feliz de estar aqui, que bom que pude errar no momento em que eu posso aprender, é muito desagradável agente desmerecer quem quer que seja“. O café fechou com chave de ouro, com uma oração feita pelo padre. Fábio foi inclusive presenteado com o livro “Intolerância Religiosa no Brasil – Relatório e Balanço”.

Do café, partiram para Nova Iguaçu, no bairro de Cabuçu, para visitação do terreiro depredado (na madrugada do dia 7 de maio, na Baixada Fluminense, onde vândalos atacaram o Centro Espirita Caboclo Pena Branca, sob o comando de Sergio Malafaia D'Ogum, onde quebraram imagens, atearam fogo e picharam. O Corpo de Bombeiros foi acionado, evitando maiores danos. O caso foi registrado na 56ª DP (Comendador Soares) e segue com as investigações.

O dirigente do terreiro resumiu em três palavras o ato que recebeu em solidariedade dessa manhã - “Encontros, Reencontros e expectativas”, alegou ainda “Foi um prazer receber sacerdotes de diferentes religiões se compadecendo com minha dor”

O bispo licenciado da Igreja Mundial Renovada e subsecretário de Direitos Humanos de São João de Meriti, Marcelo Rosa, vem acompanhado cada movimento. “Precisamos de união para alimentar a alma e renovar os votos de respeito ao próximo, só assim podemos melhorar quanto seres humanos”.

Em ação conjunta com a CCIR, a igreja cristã dos mórmons – Igreja de Jesus dos Últimos Dias, vem fazendo uma campanha de arrecadação de verba para a reconstrução do espaço, liderada por lltamar Paiva, que é integrante da igreja, com sede no bairro.

“Hoje foi simplesmente maravilhoso essa união entre as religiões, por tido a presença do padre Fábio de Melo, que veio ver de perto e estender sua solidariedade”, afirmou o dirigente mórmon.

Ricardo Brajterman, um dos maiores nomes da advocacia cível do Rio, também esteve presente. “O encontro harmonioso de representantes de diferentes religiões mostra a possibilidade de uma sociedade com mais diálogo e respeito”, atestou.

Todos estavam em perfeita harmonia quanto à intenção em manter o diálogo entre diferentes religiões. Firmaram inclusive compromisso em participar, no ato da 11º Caminha em Defesa da Liberdade Religiosa, dia 16 de setembro, na orla de Copacabana.

Rozangela Silva
21/05/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar