Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mulheres de Belford Roxo terão curso de defesa pessoal

quinta-feira, junho 28, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - Fazer do esporte um agente de transformação social. Este é um dos objetivos do Curso de Defesa Pessoal “Mulheres em Ação”, que será promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo nesta sexta-feira (29). O curso, gratuito, será ministrado das 13h às 18h, na Vila Olímpica, na Rua Lecílio s/n, bairro Nova Piam, pelos professores Jeferson Vieira, Rogaciano Filho e Graça Santos. Os palestrantes abordarão o tema “O direito da mulher: o empoderamento pelo conhecimento”. Ao final, as participantes receberão certificados.

Em março, a Prefeitura também promoveu este curso que tem também o objetivo de fazer com que as mulheres tenham mais autoconfiança e conheçam os seus direitos. No curso, as mulheres aprendem a se defender de uma possível agressão e é trabalhado o empoderamento feminino (ação que consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos).

Para o secretário de Esporte e Lazer de Belford Roxo, Celso Miranda, esse é um projeto muito importante. “Estamos trabalhando para construir um novo tempo através do esporte e lazer. Infelizmente vivemos num mundo violento e muitas das vezes as mulheres são frágeis. Queremos ajudá-las a se defender e a conhecer seus direitos”, enfatizou. Segundo o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Brayan Lima, a ideia do curso é colocar o esporte como mediador de um tema tão relevante quanto a violência. "Hoje vivemos em uma sociedade onde a mulher sofre a violência nas suas variadas formas. Parte desta violência acontece porque elas desconhecem seus direitos e não sabem se defender”, enfatizou Brayan.

Segundo o secretário executivo, Maurício Fidelis, o governo municipal pensa no esporte como agente de transformação. “Quando a população é munida de informação, ela se torna protagonista de sua própria história. O esporte tem o poder de mexer com a autoestima das pessoas. O Mulheres em Ação é uma ferramenta técnica de empoderamento", acrescenta Maurício. O secretário-executivo da pasta e professor, Jeferson Vieira, explicou a respeito do curso. “Quando idealizei o Mulheres em Ação foi justamente para transmitir o conhecimento da técnica de defesa pessoal, agregado ao conhecimento dos seus direitos. A mulher é constantemente agredida em nossa sociedade e elas precisam saber se defender”, disse Jeferson.

O professor Rogaciano Filho enfatizou que é uma honra participar de um projeto que permite um significado nobre para as lutas. “Não é somente a técnica pela técnica, mas uma reflexão da nossa realidade através do gesto motor da luta", informou. "Hoje faço parte da equipe técnica da Secretaria de Esporte e Lazer. É uma alegria muito grande participar de uma pasta que pensa política pública em sua essência e no esporte como agente de transformação social”, frisou a professora Graça Santos.

28/06/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar