Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo tem 18 escolas com Educação para Jovens e Adultos (EJA)

segunda-feira, julho 23, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Nunca é tarde para voltar a estudar. E para ajudar àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos quando jovens e almejam adquirir mais conhecimentos ou obter uma colocação melhor no mercado de trabalho, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação, oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, 18 escolas da rede municipal contam com esta modalidade de ensino, somando um total de 4.808 alunos matriculados no primeiro semestre. EJA é um programa destinado às pessoas que não conseguiram concluir o ensino básico no tempo certo.

Os alunos podem se matricular na EJA a partir dos 15 anos (de forma facultativa) e a partir dos 18 (de forma obrigatória). Para ajudar jovens com mais de 18 anos e que encontram dificuldades em frequentar as aulas presencialmente, o município oferece aulas semipresenciais que são ministradas na Escola Municipal EJA Maria Lucia Sindra, no Centro. Documentos necessários para a inscrição (cópia e original): carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar (quanto tiver), comprovante de residência e uma foto.

Segundo o secretário de Educação, Denis Macedo, a EJA é uma oportunidade para os jovens e adultos voltarem a estudar. “Sabemos das inúmeras dificuldades encontradas por muitas famílias. Muitas pessoas tiveram que parar com seus estudos para trabalhar e ajudar a sustentar a família desde cedo. Nossa preocupação é que elas concluam o ensino fundamental e sigam em frente nos estudos”, enfatizou Denis Macedo.

De acordo com a chefe de Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Thatiana Barbosa, ainda há vagas para a EJA. “Os interessados devem se inscrever nas próprias escolas que tenham a educação de jovens e adultos. Durante as férias de julho, as unidades funcionam de segunda a quinta-feira, das 8h às 19h”, informou Thatiana.

Correndo contra o tempo, a cuidadora de idosos, Elizamar Reis da Silva Hilário, de 37 anos, é uma das alunas da escola semipresencial EJA Maria Lucia Sindra. Moradora do bairro Bom Pastor, ela cursa o 8º e o 9º ano do ensino fundamental. “Na época não gostava de estudar e não pensei no futuro. Infelizmente tive que parar com meus estudos por vários motivos, um deles foi por não ter com quem deixar meus três filhos, que eram menores de idade. Agora surgiu a oportunidade de cursar o curso técnico de enfermagem e preciso concluir meus estudos o mais rápido possível. Por isso procurei o EJA e estou gostando. Graças a Deus a Prefeitura dá a oportunidade de retomar os meus estudos”, ressaltou. “O estudo será uma porta que me levará a outros lugares. Nunca é tarde para recomeçar”, resumiu a aposentada Isabel Vitorino, 68, estudante da Escola Municipal Condessa Infante.

Horário diferenciado

Segundo a diretora da Maria Lucia Sindra, Maria Tereza Iguatemi, as aulas na escola acontecem das de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h e atualmente a unidade conta com 323 alunos matriculados. “Temos este horário diferenciado para ajudar àqueles que não têm tempo para frequentar as aulas. Queremos dar oportunidade a todos os alunos. Conforme os módulos estudados, a conclusão do curso (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental) pode ser feita em até três meses. Já tivemos históricos de alunos que já se formaram e frequentam faculdade. Isso é muito gratificante”, explicou a diretora. Para mais informações, os interessados devem se dirigir à Divisão de Educação de Jovens e Adultos, na Secretaria Municipal de Educação (Avenida Benjamin Pinto Dias, 610, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

LISTA DAS ESCOLAS DA EJA E ENDEREÇOS:

1- E. M. ALEJANDRO FERNANDEZ NUNES - Santa Amélia- Rua Crisântemos 170
2- E. M. CONDESSA INFANTE – Piam- Rua Monte Pascoal s/n
3- E. M. ERNESTO PINHEIRO BARCELLOS- Itaipu - Rua General José Muller s/n
4- E. M. HELIÓPOLIS- Heliópolis- Rua Nogueira Braga s/n
5- E. M. JARDIM GLÁUCIA - Jardim Gláucia- Rua Péricles 15
6- E. M. JORGE AYRES DE LIMA - Parque São José - Rua São João de Fora 07
7- E. M. JOSÉ PINTO TEIXEIRA – Recantus- Rua dos Advogados 120
8- E. M. MANOEL GOMES - São Bernardo- Avenida Joaquim da Costa Lima s/n
9- E. M. MIGUEL ÂNGELO LEONE- Xavantes – Rua Taquara 774
10- E. M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Parque Afonso - Rua São Francisco s/n
11- E. M. PROFESSOR PARIS - Centro de Belford Roxo- Rua Padre José Beste 341
12- E. M. PROFESSORA MARIA LÚCIA SINDRA – Centro - Avenida Amélia Rocha 881
13- E. M. RUDÁ IGUATEMI VILLANOVA - Nova Aurora - Avenida da Glória s/n
14- E. M. SÃO BENTO Lote XV- Wona - Rua Mara s/n
15- E. M. YOLANDA COSTA DOS SANTOS – Sublime- Rua Almiro 139
16- E. M. CASIMIRO MEIRELES - Vale do Ipê- Rua Izion 10
17- E. M. SANTA CRUZ - Nova Aurora - Avenida São Bernardo de Oliveira 207
18 - E. M. GRANDE OTHELO- Bom Pastor- Rua Muniz s/n

23/07/2018

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar