Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Em Queimados, CEU Planeta futuro tem dia agitado e vagas esgotadas em cinco cursos

segunda-feira, julho 23, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Grande movimentação desde as primeiras horas da manhã. Assim foi o primeiro dia de inscrições para as oficinas e cursos de capacitação do CEU Planeta Futuro, que aconteceu nesta segunda-feira (23), em Queimados. Os cursos de Barbeiro, Corte e Escova, Designer de Unhas, Produção de Penteados e Corte e Costura foram os primeiros a terem suas vagas esgotadas com o somatório de 185 alunos inscritos. Ao todo, são 1380 vagas abertas, divididas em 28 modalidades. O cadastro vai até a próxima sexta-feira (27).

Idealizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as atividades fazem parte do projeto “Cultura em Ação”, que desde o segundo semestre de 2016 está acontecendo na cidade. Com a duração de três meses, quase 4 mil pessoas já passaram pelo projeto.

Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, ver as pessoas participando é gratificante. “Quando iniciamos o projeto, sabíamos que seria interessante principalmente para os moradores do São Roque, mas não imaginávamos a dimensão da importância para Queimados como um todo. Hoje nós estamos fazendo cultura lado a lado da população, tudo através de oportunidade e de muito trabalho”, afirmou o gestor.

Quem não quis perder tempo e foi garantir sua vaga nas oficinas, foi Greice Guedes, de 31 anos. A moradora do bairro São Jorge já fez o primeiro módulo de Fotografia e agora pretende fazer não só o segundo módulo, mas também o curso de Designer de Unhas. “A fotografia é uma possível fonte de renda. Gostei muito das aulas e já estou pensando em comprar uma câmera. Já o designer de unhas, eu vou fazer para dar aquela economizada na manicure, achei que pode ser interessante”, afirmou.

Já João Victor de Oliveira, de 16 anos, se inscreveu para o curso de Barbeiro. Apesar da pouca idade, ele afirma que é essencial se capacitar desde já. “Tendo uma profissão, eu fico mais seguro de que se eu não conseguir ingressar no mercado de trabalho, eu posso abrir meu próprio negócio. Minha mãe também me incentivou muito”, contou o jovem.

Prontos para colocar a mão na massa

Se para alguns, as novas inscrições representam o começo de uma trajetória, para os alunos que fizeram os cursos no primeiro semestre o sentimento é de dever cumprido e de expectativa para entrar no mercado de trabalho. Na última sexta-feira (20), por exemplo, a Prefeitura realizou a cerimônia de formatura de 60 alunos das oficinas de lancheiro, padeiro e confeiteiro, no cine teatro Delcy de Souza. O prefeito Carlos Vilela participou do evento ao lado da primeira-dama Lúcia Vilela, que era uma das alunas do curso.

Para o Prefeito Carlos Vilela, os cursos oferecidos no CEU Planeta Futuro ampliam o leque de oportunidades dos moradores que buscam qualificação e estão em busca de emprego. “Temos orgulho desse trabalho feito aqui. A cada formatura, nosso sentimento é que estamos cumprindo com o nosso papel que é oferecer alternativas de formação a todas as idades”, destacou.

Entre os formandos, estava Guiomar Verneck, de 35 anos. Com um sorriso estampado no rosto, a dona de casa já planeja o futuro. “Eu resolvi fazer esse curso porque sei que a gente precisa sempre buscar alguma coisa para melhorar nossa vida. Como estou desempregada e sou muito curiosa, decidi fazer as três oficinas ao mesmo tempo. As encomendas para a família já estão sendo feitas, agora é pensar em ter o meu próprio negócio", concluiu.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar