Meriti apresenta a ministro do Meio Ambiente projeto de reflorestamento para criar áreas verdes na cidade - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




PUBLICIDADE

Meriti apresenta a ministro do Meio Ambiente projeto de reflorestamento para criar áreas verdes na cidade


A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de São João de Meriti criou uma ofensiva para reverter um triste ranking: o de cidade com menos áreas verdes da Baixada Fluminense. Para atingir este objetivo, o secretário da pasta, Sidarta Venda, apresentou, na última quinta-feira, ao ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, um plano de manejo ecológico que inclui o reflorestamento das quatro Áreas de Proteção Ambiental (APA) do município e a criação de uma sede para monitorar essas APAs. O projeto será custeado através da captação de recurso federal. A sede será construída no Parque Jardim Jurema, a maior reserva florestal de São João, com área de 148 mil metros quadrados. As outras três APAs que serão reflorestadas são: Morro da Andorinha, Limoeiro e Morro da Aeronáutica. 

O plano de manejo inclui uma análise de campo para verificar a diversidade de espécies animais e da flora existentes em cada local. “Essa avaliação também vai nos mostrar como os animais sofrem por estar próximos dos centros urbanos. O reflorestamento beneficiará esses animais e, como consequência, irá melhorar a qualidade de vida da população, já que as árvores ajudam a refrescar a temperatura ambiente e diminuem a poluição do ar”, afirma Sidarta Venda.

De acordo com o secretário municipal de Ambiente, o projeto de reflorestamento pode aumentar em até 20% a arrecadação do ICMS verde. O município arrecada, atualmente, em um ano, R$ 1,5 milhão com esse imposto. Com a mudança, o total pula para quase R$ 2 milhões. O plano será avaliado agora pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela execução das ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.




Crédito das fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 984040-254

Post Bottom Ad

Pages