Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Meriti apresenta a ministro do Meio Ambiente projeto de reflorestamento para criar áreas verdes na cidade

sexta-feira, julho 27, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de São João de Meriti criou uma ofensiva para reverter um triste ranking: o de cidade com menos áreas verdes da Baixada Fluminense. Para atingir este objetivo, o secretário da pasta, Sidarta Venda, apresentou, na última quinta-feira, ao ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, um plano de manejo ecológico que inclui o reflorestamento das quatro Áreas de Proteção Ambiental (APA) do município e a criação de uma sede para monitorar essas APAs. O projeto será custeado através da captação de recurso federal. A sede será construída no Parque Jardim Jurema, a maior reserva florestal de São João, com área de 148 mil metros quadrados. As outras três APAs que serão reflorestadas são: Morro da Andorinha, Limoeiro e Morro da Aeronáutica. 

O plano de manejo inclui uma análise de campo para verificar a diversidade de espécies animais e da flora existentes em cada local. “Essa avaliação também vai nos mostrar como os animais sofrem por estar próximos dos centros urbanos. O reflorestamento beneficiará esses animais e, como consequência, irá melhorar a qualidade de vida da população, já que as árvores ajudam a refrescar a temperatura ambiente e diminuem a poluição do ar”, afirma Sidarta Venda.

De acordo com o secretário municipal de Ambiente, o projeto de reflorestamento pode aumentar em até 20% a arrecadação do ICMS verde. O município arrecada, atualmente, em um ano, R$ 1,5 milhão com esse imposto. Com a mudança, o total pula para quase R$ 2 milhões. O plano será avaliado agora pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela execução das ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.




Crédito das fotos: Divulgação
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar