Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Primeira etapa do ‘Óleo Amigo’ 2018 termina com festa no Horto Municipal de Queimados

quinta-feira, julho 12, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Esta quarta-feira (11) foi um dia diferente para os alunos da rede municipal de ensino de Queimados. Em uma programação especial preparada no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, os ganhadores da primeira etapa do concurso “Óleo Amigo” participaram de uma super festa com direito a brindes, pipoca, algodão doce, cachorro-quente e palestras educativas. A gincana reciclável, promovido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Proteção dos Animais em parceria com a Secretaria de Educação, teve início no último mês de março, evitou que mais de 6 mil litros de óleo saturado fossem despejados no meio ambiente.

O projeto envolveu todas as escolas e creches municipais para promover a conscientização ambiental e formar pequenos multiplicadores do conceito de preservação. Todo o material arrecadado foi entregue à Grande Rio Reciclagem Ambiental, empresa responsável pelo correto descarte do óleo usado. Além dos alunos, os professores e diretores das unidades vencedoras também ganharam produtos de limpeza feitos pela empresa por meio da reciclagem do óleo recolhido.

Para o Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, o projeto ajuda muito no combate a poluição ambiental. “O óleo despejado nos ralos é intensamente prejudicial ao planeta. Uma vez que ele é mais denso que a água, fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de várias espécies aquáticas”, explicou ele, que aproveitou a oportunidade para informar que a segunda etapa do concurso começa no próximo mês.

Já para o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, a ação estimula também a educação ambiental. “Com trabalhos desenvolvidos em sala de aula e atividades promovidas pela Secretaria de Ambiente, conseguimos formar pequenos distribuidores de informações e crianças mais preocupadas em conservar e cuidar do planeta”, declarou o gestor.

Mais prêmios para os campeões

Além da festa no Horto Municipal, a turma ganhadora vai receber como prêmio um passeio. Já os alunos que se destacaram individualmente ganharam curso de informática, bicicletas, tablets, além, é claro da participação no passeio.

Os alunos ganhadores foram: Natanael Rodrigues (426 litros), da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli; Ana Vitória da Silva (297,3 litros), da E. M. Oscar Weinschenck; Edvaldo de Souza (217,5), da E. M. Profª Scintilla Excel; Ana Clara Costa (204 litros), da E. M. Allan Kardec e Beatriz Moraes (107 litros), da E. M. José Bittencourt.


O pequeno Natanael, de 8 anos, comemorou o primeiro lugar do concurso. “Fiquei muito feliz quando soube que tinha ficado entre os melhores, pois além de ajudar o meio ambiente, consegui ganhar um tablet, uma bicicleta e o curso de informática que eu queria tanto”, disse o morador do bairro Belmonte.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar