Em Magé, merenda escolar agora terá produtos da agricultura familiar - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad

PUBLICIDADE

12/07/2018

Em Magé, merenda escolar agora terá produtos da agricultura familiar


Em busca de oferecer alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar no município, foi realizada nesta quarta-feira (11), a primeira palestra para iniciar a Chamada Pública para compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, em cumprimento da Lei A Lei nº 11.947, que determina que 30% do valor repassado para a merenda escolar deve ser utilizado na compra de alimentos do agricultor familiar.

Participaram da reunião os representantes de Secretarias municipais envolvidas na execução de compras e licitações, Cristianne Mendonça da Coordenadoria de Operações da Emater-Rio, o Secretário de Agricultura Sustentável do Município, Álvaro Alencar, e a nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura, Lais Monteiro de Moraes, que ressaltou que “o nosso objetivo é promover alimentação saudável na merenda escolar, implantando alimentos in natura, tirando os processados e inserindo mais frutas”.

“A nossa tarefa será dar apoio aos agricultores nesse processo promovendo a organização dos mesmos, oferecendo suporte, por exemplo, aos preços de referência e na questão documental. Além de dar suporte a entidade executora, que é a Prefeitura de Magé, com todos os passos como a elaboração da Chamada Pública e a capacitação dos técnicos que trabalharão nela”, explicou Cristianne Mendonça, da Coordenadoria de Operações da Emater-Rio.




A Secretaria de Agricultura do município já vem oferecendo através do Cepta – Centro de Educação, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia, alimentos biofortificados para a merenda escolar. Além de disponibilizar resultados das pesquisas para que as práticas de cultivo sejam implantadas na produção dos agricultores locais. “Estamos fazendo essa articulação em conjunto com as outras secretarias para cumprir a Lei e garantir a segurança alimentar das crianças. Isso vai impulsionar a economia local e em pouco tempo certamente estaremos comprando do agricultor familiar da nossa cidade”, afirmou Álvaro Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages