Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

PROCON de Nilópolis usa consumidor oculto para fiscalizar empresas e prestadores de serviços

segunda-feira, julho 30, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Um método já amplamente usado para avaliar a qualidade do atendimento em empresas, se tornou uma ferramenta de extrema importância para fiscalizar o atendimento aos consumidores nilopolitanos. Inspirado no cliente oculto, o PROCON Municipal lança mão do “consumidor oculto” para fiscalizar empresas e prestadores de serviços em Nilópolis.

Assim como já acontece nas grandes empresas, um servidor do órgão disfarçado se passa por um consumidor comum, mas é o responsável por verificar o cumprimento do que rege o Código de Defesa do Consumidor. “Ele é uma espécie de detetive, mas disfarçado de consumidor comum. Pode estar em qualquer lugar onde há atendimento ao público, sem dia ou hora marcados. Numa loja, estação ferroviária, dentro de um ônibus, a bordo de um táxi ou até mesmo comprando um jornal, ninguém imagina, mas qualquer pessoa pode ser o consumidor oculto. Com olho clínico, ele observa tudo para saber se há irregularidades”, disse o Superintendente do PROCON Municipal, Dr. Luís Fabiano.

Ainda de acordo com Fabiano, no mundo dos negócios, o cliente oculto, ou misterioso, é contratado por uma empresa para avaliar a qualidade dos serviços. “As empresas usam o cliente oculto para saber se as vendedoras estão fazendo de fato os procedimentos que são importantes para a empresa ou também para reconhecer aqueles que estão cumprindo os processos de técnicas de venda. Aqui no PROCON o nosso consumidor oculto atesta o cumprimento das leis”, explicou.

No final do trabalho do consumidor oculto, caso sejam constatadas irregularidades, a equipe de fiscalização é acionada e feita a notificação, dando um prazo para a empresa ou prestador de serviço se adequar. “Em caso de descumprimento são aplicadas as sanções previstas em Lei, que vão desde a aplicação de multas até a cassação do alvará de licença, ocasionando o encerramento das atividades”, finalizou o superintendente.

O PROCON

O PROCON é órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. É ele que mantém contato mais direto com os cidadãos e seus pleitos, cumprindo basicamente as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo ocorridas entre fornecedores e consumidores.

Junto à comunidade, o PROCON é instituição que goza de alto grau de confiança. Com efeito, serve ele como entreposto estatal à disposição dos consumidores para fazer frente às suas demandas justas perante o fornecedor.

O PROCON Municipal de Nilópolis funciona na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/Térreo, Centro, na sede da Prefeitura Municipal. E atende de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para dar entrada em uma reclamação, basta comparecer ao atendimento munido de documentação que comprove o dano provocado

30/07/208
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar