Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Carnês de IPTU serão emitidos pela internet em Queimados

quinta-feira, agosto 30, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Com o objetivo dar mais agilidade na emissão do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano e, de quebra, colaborar com o Meio Ambiente e trazer ainda mais economia aos cofres públicos, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, deu início nesta semana ao projeto IPTU digital. A partir de agora, os carnês serão emitidos somente pelo site oficial da prefeitura, não sendo mais entregues nas residências. Os contribuintes têm até o dia 20 de setembro para ter direito ao desconto de 5% e até 31 de dezembro para o pagamento sem juros.

Com a nova ferramenta, os cidadãos poderão imprimir seus boletos ou pagarem diretamente na internet, através do código de barras disponível no documento. Só no município de Queimados, o governo realizava a impressão de 97 mil carnês por ano. Mas para os moradores que não têm acesso à internet ou preferem pagar o boleto impresso, eles poderão fazer a retirada do documento na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Rua Alves, 86, Centro), de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Com o método antigo de enviar os carnês às residências, a prefeitura tinha um custo de cerca de R$ 200 mil anuais com serviços de gráfica e Correios. O prefeito Carlos Vilela falou sobre a iniciativa: “O IPTU Digital vai ser importante em diversos aspectos. Antes, por exemplo, tínhamos demora da empresa para realizar entrega e isso fazia alguns contribuintes perderem os prazos dos descontos. Hoje, a prefeitura investe em tecnologia para melhorar a vida de todos”, disse.

Outro benefício é a diminuição do impacto do papel no ambiente. Especialistas afirmam que o material demora cerca de seis meses para se decompor. O Secretário Municipal de Fazenda, Fábio Cristiano, ressaltou a quantidade de devoluções: “De todos os carnês emitidos, cerca de 40% são devolvidos pela empresa responsável pela entrega. Aí nós temos que descartar os papéis. Com os documentos disponíveis na internet, vamos economizar dinheiro público e cuidar do Meio Ambiente” ressaltou.




Como retirar o carnê?




A Secretaria Municipal de Fazenda divulgou que até esta quinta-feira (30) apenas cerca de 12 mil contribuintes quitaram o IPTU referente ao ano vigente. Para retirar o documento, o contribuinte deve ter em mãos o número da Inscrição Imobiliária. Depois é acessar o site da prefeitura de Queimados (www.queimados.rj.org.br) e clicar na aba Segunda Via de IPTU. Aí é só colocar os sete números referentes à inscrição imobiliária e imprimir o documento.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar