Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Voluntários e agentes públicos de Nova Iguaçu recebem treinamento para prevenção e combate a incêndios

sexta-feira, agosto 03, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Instruir, capacitar e treinar 40 voluntários, agentes públicos e líderes comunitários sobre as principais técnicas de prevenção e combate a incêndios e controle do pânico. Esse foi o objetivo do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndio e Controle do Pânico, oferecido membros da Rede SVAC (Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade), rede coordenada pela Defesa Civil municipal com 1.286 cadastrados atualmente. O evento aconteceu na última quinta-feira (2) no Centro de Treinamento Especializado em Segurança do Trabalho (CTEST), no bairro Rosa dos Ventos, em parceria da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu com o 4º Grupamento de Bombeiros Militar da região.

O centro de treinamento, que foi cedido gratuitamente, conta com uma estrutura de ponta, oferecendo segurança e equipamentos modernos, proporcionando aos alunos uma condição de aprendizagem de excelência.

Toda instrução, tanto o conteúdo teórico e o treinamento prático foi ministrado por militar do 4º GBM Julio Affonso Cardoso Sobral, que apresentou os principais protocolos e técnicas para prevenção e combate a incêndios, inclusive com a realização de atividades práticas de combate a princípio de incêndio, comportamento adequado em locais confinados com fumaça, maneabilidade de extintores e mangueiras, entre outras ações.

“Um de nossos principais valores é a preparação e qualificação dos nossos voluntários e agentes públicos, pois nas ações de proteção e Defesa Civil, o amadorismo é fatal. Essas instituições, em parceria, proporcionaram capacitação de rara qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento da resiliência e a consequente redução do risco de desastre na cidade”, disse o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu, Jorge Ribeiro Lopes.




Dos 21 cursos previstos para 2018, este é o décimo treinamento com um total aproximado de 490 pessoas capacitadas, sempre tendo como característica principal o estabelecimento de parcerias institucionais e com a sociedade civil organizada criando um espaço propício para o compartilhamento de conhecimento e informação com o objetivo no desenvolvimento da resiliência e na redução do risco de desastre.




Para participar dos cursos, deve-se cadastrar como voluntário na Rede SVAC através do telefone 3779-0660 ou comparecer em sua Sede da SuPDC, na Rua Itacuruça, nº 137, Centro de Nova Iguaçu, de segunda a sexta, de 9h as 17h.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar