Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo elege delegados para conferência estadual dos direitos da criança e do adolescente

segunda-feira, setembro 17, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A Prefeitura de Belford Roxo, no Espaço Cultural Fabel, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante o evento os participantes discutiram o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.” A conferência municipal elegeu 15 delegados para a conferência estadual que acontecerá no ano que vem.

A abertura contou com apresentação cultural de crianças de adolescentes do projeto Crescendo Juntos (Inspetoria Nossa Senhora da Penha) e da Casa do Menor São Miguel Arcanjo. Também foi realizada uma Palestra Magna sobre o tema central com o advogado João Bosco Filho.

Durante a Conferência foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, separação em grupos de trabalhos para discutirem sobre eixos temáticos, avaliação e validação das propostas trabalhadas nos grupos e eleição de delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, que será realizada em 2019.

Os eixos temáticos discutidos foram: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes

Conferência estadual

Elisson Peres, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, contou sobre a importância da conferência “Aqui é um ambiente de discussão de políticas públicas que envolvem o sistema de garantia do direito das crianças e adolescentes. Vamos tirar daqui propostas que serão encaminhadas para a conferência estadual e dali vamos tirar as propostas do Rio de Janeiro para levar em Brasília, na conferência nacional. Nosso objetivos maior é definir as diretrizes que vão conduzir o governo, no nosso caso municipal, em aplicar recursos públicos”, relatou.

“Não existe novo tempo sem passar pela juventude e pela criança. Estamos pensando no futuro e nada melhor que ensinar o adolescente a saber o que é direito dele, o que ele pode fazer, o que é democrático e o que ele pode participar de forma coletiva. A ouvidoria mirim é isso, um projeto lindo que a prefeitura abraçou”, acentuou Igo Menezes, ouvidor geral do município de Belford Roxo, explicou um pouco o que é o projeto Ouvidor Mirim e a importância da presença deles na conferência.

A advogada Verônica Menezes, do conselho tutelar, falou sobre a importância da denúncia para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Como conselheira tutelar sei da importância de estarmos unidos em busca de soluções. A criança precisa de proteção e cuidados e através da conferência estamos fazendo parte dessa missão”, relatou.

Os secretários Denis Macedo (Educação) e Algacir Moulin (Articulação Política) participaram do evento.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar