Candidatos ao Governo do Rio participam do último debate antes das eleições - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




PUBLICIDADE

03/10/2018

Candidatos ao Governo do Rio participam do último debate antes das eleições


A Globo realizou nesta terça-feira, dia 02, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o debate entre os candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro. Participaram os sete candidatos que têm direito garantido por lei ou alcançaram 6% ou mais na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, dia 28: Eduardo Paes (DEM), Índio da Costa (PSD), Marcia Tiburi (PT), Pedro Fernandes (PDT), Romário Faria (Podemos), Tarcísio Motta (PSOL) e Wilson Witzel (PSC). A jornalista Ana Paula Araújo mediou o encontro que começou às 22h05, logo após a novela ‘Segundo Sol’, com transmissão para todo o estado.

O debate foi dividido em quatro blocos e teve 2h40 de duração. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita, estavam Pedro Fernandes, Wilson Witzel, Romário Faria, Tarcísio Motta, Márcia Tiburi, Índio da Costa e Eduardo Paes. Ana Paula Araújo abriu o debate dando as boas vindas aos candidatos e explicando as regras ao público. As perguntas foram feitas de candidato para candidato, com ênfase no programa de governo de cada um. O debate obedeceu a seguinte dinâmica: o primeiro e o terceiro blocos com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. No quarto bloco, os candidatos fizeram também as suas considerações finais. Os candidatos tiveram 30 segundos para perguntas, um minuto e meio para respostas, um minuto para réplica e um minuto para a tréplica. A ordem em que os candidatos fizeram as perguntas foi sorteada previamente em reunião com a presença de representantes de todos os partidos.

No primeiro bloco, de tema livre, Pedro Fernandes perguntou a Eduardo Paes sobre fiscalização do trânsito. Em seguida, Tarcísio Motta fez uma pergunta sobre direito das mulheres para Romário. O tema violência foi escolhido por Eduardo Paes para se dirigir a Pedro Fernandes. Em seguida, foi a vez de Wilson Witzel perguntar a Índio da Costa sobre corrupção. Na sequência, Márcia Tiburi questionou Wilson Witzel sobre o tema saúde para mulheres grávidas. O tema inclusão da pessoa com deficiência foi o escolhido por Romário Faria para questionar Márcia Tiburi. Encerrando o bloco, Índio da Costa questionou Tarcísio Motta sobre segurança pública.

Para o segundo bloco, Ana Paula Araújo sorteou o tema educação para Índio da Costa, que dirigiu sua pergunta ao candidato Eduardo Paes. Saneamento foi o assunto sorteado para Tarcísio Motta, que escolheu Romário Faria para responder. Pedro Fernandes perguntou sobre meio ambiente a Tarcísio Motta. O sorteio definiu o tema recuperação fiscal para Márcia Tiburi formular sua pergunta a Índio da Costa. O tema corrupção foi sorteado para Eduardo Paes elaborar sua pergunta para Márcia Tiburi. Wilson Witzel, por sorteio, perguntou sobre segurança a Pedro Fernandes. Para fechar o bloco, Romário perguntou sobre desemprego para Wilson Witzel. 

O terceiro bloco, novamente de temas livres, teve início com a pergunta de Márcia Tiburi para Eduardo Paes sobre violência contra as mulheres. Pedro Fernandes escolheu o tema barreira fiscal para questionar Romário Faria. Eduardo Paes foi o candidato escolhido por Tarcísio Motta para responder sobre corrupção. Pedro Fernandes respondeu Eduardo Paes sobre saúde. Índio da Costa fez pergunta sobre a violência para Romário Faria. Já Romário escolheu Índio da Costa para falar sobre esporte como inclusão social. O bloco fechou com pergunta de Wilson Witzel para Tarcísio Motta sobre habitação.

No quarto bloco, Ana Paula Araújo voltou a sortear os temas determinados das perguntas. Eduardo Paes escolheu o candidato Pedro Fernandes para responder sobre saúde. Em seguida, Pedro Fernandes perguntou sobre presídios a Eduardo Paes. Tráfico e milícia foi o assunto de Márcia Tiburi para Eduardo Paes. Índio da Costa perguntou sobre trabalho informal a Romário Faria. Wilson Witzel também escolheu Romário Faria para responder sua pergunta sobre o tema sorteado, trabalho para jovens. Tarcísio Motta perguntou a Wilson Witzel sobre previdência estadual. Moradia foi o tema sorteado para Romário, que fez sua pergunta para Márcia Tiburi. No final deste bloco, os candidatos tiveram um minuto para fazer suas considerações finais. 

Depois do debate, os candidatos deram entrevistas coletivas para jornalistas credenciados na sala de imprensa dos Estúdios Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 984040-254

Post Bottom Ad

Pages