Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Itaguaí comemora oito anos de fundação

terça-feira, outubro 23, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) completou oito anos no último dia 30 de setembro. Para comemorar a data, a Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí, através da direção do equipamento, preparou uma bonita festa nessa quinta-feira (18/10), para alunos, pais e professores. Diversas atividades como teatro, música, capoeira, sorteio de brindes e muitas outras entretiveram o público. 

A secretária de Educação e Cultura, Andreia Busatto, participou da cerimônia e assistiu as apresentações com muita alegria por ver de perto o resultado do trabalho que teve início em 2010. Ela disse que quer resgatar a proposta original do espaço de oferecer atendimento assistencial e de saúde, além do educacional, que acabou sendo abandonado depois de 2012.

- Quando criamos o CEMAEE era para ser um centro integrado de saúde, assistência social e educação. Nós nunca trabalhamos nossas crianças de forma isolada. Acreditamos que é importante que os alunos tenham o atendimento da assistência e da saúde da mesma forma como a educação. Podem ter certeza que estamos trabalhando incansavelmente desde o ano passado para resgatar tudo o que foi perdido nos anos anteriores e implementar mais ações para que possamos desenvolver cada vez mais nossos alunos.

A gestora da unidade, Ninah de Freitas Ribeiro, destacou a importância do trabalho realizado pelo CEMAEE no município. Hoje o espaço atende 72 alunos da educação infantil ou ensino fundamental da rede municipal de ensino. A inclusão do aluno na escola regular é o objetivo principal.

- O CEMAEE prepara o aluno para ser incluído na escola regular. Temos uma equipe multidisciplinar com professores de psicopedagogia, AEE e educação especial. Além disso, também oferecemos suporte para os professores da rede municipal – explicou Ninah.

Um dos relatos mais emocionantes feito durante a celebração foi o de Janaína Rosa de Souza. A cuidadora social do CEMAEE contou um pouco sobre a felicidade que é trabalhar com as crianças especiais.

- Aprendo muito com as crianças. São elas que me ensinam. Quando entro pelo portão, agradeço a Deus todos os dias. É um carinho imenso que nos inspira. Elas são muito especiais para mim – disse Janaína, arrancando aplausos de todos os presentes.

Teatro, música, capoeira e muita alegria

O aniversário do CEMAEE foi marcado por diversas atividades. Os alunos encenaram duas peças teatrais (“A Linda Rosa Juvenil” e “O Bem Vence o Mal”) sob a direção da professora da Sala de Leitura, Regina Célia. Também houve apresentações musicais e instrumentais.

A roda de capoeira foi a que mais prendeu a atenção dos alunos. A cada movimento o olhar de admiração era nítido. E na hora que foram chamados para participar, ficou claro como aprenderam rápido, apenas vendo os outros jogarem. Com certeza, um grande presente para todos.

E dois convidados especiais também foram convidados. Os personagens da Disney, Mickey e Minnie, animaram a festa tirando fotos com pais, alunos, professores e funcionários.

O CEMAEE teve uma festa ao alcance de sua importância. A Secretaria de Educação e Cultura acredita que em 2019 o equipamento terá ainda mais motivos para comemorar junto com as novas ações que serão implementadas pela Prefeitura de Itaguaí a partir do próximo ano. O município volta a ter orgulho da educação.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar