Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Jogos Estudantis de Nova Iguaçu começam nesta terça-feira com diversas modalidades

segunda-feira, outubro 22, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
 
Foto: Raphael Bittencourt 
Fomentar o esporte estudantil no município, formando cidadãos e revelando atletas. Esses são alguns dos objetivos dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que após três anos voltam a ser realizados na cidade. A competição, que começa nesta terça-feira (23) e vai até dia 7 de dezembro, reúne 49 unidades de ensino, totalizando aproximadamente mais de 3.500 mil alunos da rede municipal, estadual, federal e particular do município.

Eles vão participar das seguintes modalidades: futsal, futebol, basquete, vôlei, handebol, atletismo, natação, xadrez, queimada, tênis de mesa, além de atletismo para pessoas com deficiência e queimado misto na categoria Sub-11 com participação de meninos e meninas. Os jogos também serão divididos nas categorias, Sub-14 e Sub-17.

Na quarta-feira, às 14h, acontece a abertura oficial dos Jogos no teatro do Sesc de Nova Iguaçu com os desfile dos alunos de escolas participantes.

“Estamos retomando o Joeni e nosso objetivo é fazer com que o evento aconteça anualmente. Podemos formar cidadãos e revelar grandes atletas aqui durante a competição”, comentou o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Alexandre Batista.

As competições serão realizadas na Vila Olímpica, Centro Olímpico, ambos no Centro de Nova Iguaçu, Sesc, Paradiso Clube, no bairro Campo Alegre, e no Colégio Gonçalves Dias (Posse) e escola estadual Antônio da Silva (Comendador Soares).

“Já teremos jogos nesta terça-feira, como o basquete na Vila. Este ano, das 49 escolas participantes, 19 delas são municipais, um recorde para uma edição. O Joeni também vai preparar as equipes que vão disputar os Jogos da Baixada no ano que vem. Este ano, fomos campeões e ficamos à frente de Duque de Caxias”, destacou o coordenador do Joeni, André Luís Barbosa Penudo.

Medalhista de ouro no 1º torneio de xadrez de Nova Iguaçu, em setembro deste ano, imo sábado (18), na categoria sub-14 feminino, a aluna Maria Eduarda Atanazio, de 13 anos, também vai participar do Joeni e buscar mais um título.

“Descobri que o xadrez é um esporte que mexe com a mente e nos ensina a trabalhar com a concentração. Dá para repetir o desempenho. Treinei para conquistar mais um ótimo resultado em minha jovem carreira”, acredita a aluna da Escola Municipal Anna Maria Ramalho.

Outra Maria Eduarda também está em busca de seus sonhos, que é se tornar uma jogadora profissional de futsal e handebol. Ela está ansiosa em competir.

“Quero fazer bonito, me tornar uma atleta, mas a minha intenção é pensar na equipe. Estou ansiosa para disputar esses jogos. Não vejo a hora de mostrar o talento da minha equipe”, contou Maria Eduarda de Marco de Silva, 15, estudante da Escola Municipal Janir Clementino Pereira.

O Joeni é uma competição tradicional em Nova Iguaçu e já revelou grandes atletas como Lucilla Viana, que foi goleira da seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos de três edições. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar