Belford Roxo faz campanha contra o câncer de próstata - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

Home Top Ad




PUBLICIDADE

09/11/2018

Belford Roxo faz campanha contra o câncer de próstata


BELFORD ROXO - Para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde, está engajada na campanha do Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata. Além da cor azul, há também o símbolo do bigode. A Unidade de Saúde da Família (USF) Sá Rego, na Vila São Luiz, realizou uma palestra com os pacientes e a população para alertar sobre a doença e sobre a importância da prevenção.

O público, formado em sua maioria por homens, assistiu a uma palestra sobre o assunto do médico Alexandre Migliani de Castro e ainda recebeu os cuidados necessários sobre a doença. De acordo com o médico, o câncer de próstata é a segunda maior causa da morte no Brasil, seguida pelo câncer de pele. “A prevenção se faz importante e é recomendado que os homens comecem a fazer o exame a partir dos 45 anos. Quanto mais rápido for descoberto a doença, maiores são as chances de cura”, disse o médico.

O administrador da USF, Lúcio Mauro da Silva, o Garrincha, informou que durante todo o mês de novembro a unidade estará atendendo os pacientes e tirando dúvidas sobre o câncer de próstata. “É importante que os homens façam a prevenção e procurem o posto de saúde mais próximo de casa”, frisou.


Fábio Paúra, representante da unidade de saúde, acrescentou que apesar de todas as campanhas, o preconceito ainda existe. “Geralmente os homens não gostam de ir ao médico e ainda mais tratar desta doença. Temos que mudar este quadro. A prevenção é muito importante”, disse.

Luiz Carlos de Oliveira, 65 anos, assistiu a palestra e disse que os homens tem que levar a saúde a sério. “A prevenção e informação são essenciais para evitar danos sérios à saúde do corpo e da alma”, acrescentou. 

A USF Sá Rego foi reinaugurada em setembro passado e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua 8 de Dezembro, Vila São Luiz- Heliópolis. A unidade conta com os serviços como Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Educador Físico, Nutricionista, Preventivo, Pré-natal e vacina.

Câncer de Próstata 

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Bons hábitos, a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobre em gorduras são importantes para a prevenção da doença. O diagnóstico do câncer de próstata só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o ainda temido exame de toque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 984040-254

Post Bottom Ad

Pages