Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Jardim Gramacho ganhará biblioteca comunitária para catadores de material reciclável

quinta-feira, novembro 22, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Ball, maior fabricante de latas para bebidas do mundo, inaugura no dia 28 de novembro mais uma biblioteca comunitária. Dessa vez a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG), em Duque de Caxias, será a beneficiada pelo projeto. O Cantos de Leitura tem como objetivo proporcionar o contato de catadores de material reciclável e de toda a comunidade com a literatura.

A biblioteca será instalada na sede da própria cooperativa, localizada em um local que ficou conhecido pelo “lixão de Gramacho”, que chegou a ser considerado o maior aterro sanitário da América Latina e que foi desativado há seis anos. No espaço, terão mesas e cadeiras de leitura, ambientação lúdica, brinquedos educativos e já começará a funcionar com cerca de 1200 livros, com títulos da literatura brasileira e universal sob o pilar da diversidade e inclusão com edições em braile e audiobooks.

O projeto conta com o apoio de Tião Santos, presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG). Ex-catador do lixão Jardim Gramacho, hoje ele lidera um projeto de conscientização sobre descarte correto de lixo e reciclagem. “Comemoramos a chegada desse espaço porque entendemos que será uma forma de acesso ao conhecimento, tanto para nossos catadores, que são pessoas entre 30 e 40 anos que pouco tiveram acesso aos livros, como para seus filhos que poderão usar a biblioteca para adquirir conhecimento e fazer pesquisas escolares. Já a brinquedoteca será um atrativo para os filhos de meninas que ainda estudam e têm filhos - entre 13 e 15 anos -, e poderão vir pra cá com eles”, celebra Tião.

A Gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, Thaís Moraes, destaca a importância do projeto. “A Ball busca desenvolver projetos que auxiliem na educação daqueles que são a base da cadeia de reciclagem do Brasil. Sabemos da importância que os catadores têm para as cidades e para o meio ambiente, por isso queremos proporcionar melhor capacitação desses profissionais e seus familiares. Acreditamos que com educação podemos ter um país mais consciente”, comenta.

A escolha do local se deu após um estudo minucioso sobre a região. De acordo com o IBGE (Censo 2010), a população estimada de Duque de Caxias é de 855.048 pessoas, sendo o terceiro município mais populoso do estado, depois da capital e de São Gonçalo. A cidade está na 35º posição no ranking de cidades com maior índice de mortalidade infantil do Estado do Rio de Janeiro. E, em relação a taxa de escolarização para pessoas de 6 a 14 anos, Duque de Caxias aparece em 85º lugar na lista das 92 cidades do estado.

"O Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitos nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, destaca Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.

Além de Duque de Caxias, outras bibliotecas já foram inauguradas em outras cooperativas: Reciclázaro (SP), Aliança (AM), Cooperfênix (DF), Pró-Recife (PE), Agentes Ecológicos de Canabrava (SAA), Reciclando Pela Vida (POA) e CooperRei (RJ). A comunidade de Campo Belo, em Nova Iguaçu (RJ), e a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável Três Rios (Cotrecol), também ganharam uma nova biblioteca neste mês.

A ação é realizada pela Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais, e patrocinada pela Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, líder global na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar