Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Municípios da Baixada Fluminense se unem pelo fortalecimento da agricultura

sexta-feira, janeiro 25, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Secretários municipais de Agricultura, representantes do Governo do Estado, do FIPERJ e da FIRJAN se reuniram nesta sexta-feira (25), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento e Turismo de Nova Iguaçu (SEMADETUR), para dar mais um passo em direção à criação do Consórcio Intermunicipal para Produção de Alimentos na Baixada Fluminense (Con-Alimentos).

O projeto de criação do consórcio começou a ser debatido em maio de 2017 e envolve os municípios de Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Queimados, Japeri, Paracambi e Mesquita. Segundo o secretário da SEMADETUR, Fernando Cid, o Con-Alimentos tem como conceito uma política única de produção de alimentos na Baixada, utilizando de forma conjunta toda a infraestrutura de cada município integrante do consórcio no fortalecimento da agricultura como atividade econômica, gerando mais empregos e renda aos agricultores da região.

“Com a união iremos potencializar o que cada um tem em termos de estrutura montada. Não haverá uma política individual por município, mas sim uma política regional. Poderemos ter intercâmbio de elaboração de projetos, utilização de equipamentos, troca de experiências”, explica Fernando Cid. Segundo o secretário, a proposta também tem um importante componente voltado para a preservação do meio ambiente. “A criação do consórcio e de áreas agrícolas serve de amortecimento ao impacto da expansão urbana. Ou seja: há um viés de proteção ambiental embutido nesta proposta de concepção do Con-Alimentos”, explica Cid.




O subsecretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Aguinaldo Balon, participou da reunião e ficou satisfeito com a proposta apresentada pelos secretários municipais de Agricultura. “O consórcio intermunicipal fará com que estes municípios ganhem força da representação de seus interesses perante o Estado, o Governo Federal e aos demais organismos de financiamento, institutos de pesquisa e órgãos de fomento”, disse Balon.




A próxima reunião será no dia 27 de fevereiro, na Secretaria Estadual de Agricultura (SEAPPA) com o secretário da pasta, Eduardo Lopes. Na ocasião, será apresentado para apreciação um documento final de criação do Con-Alimentos.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar