Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Parque do Vulcão atrai milhares de visitantes em Nova Iguaçu

quarta-feira, janeiro 30, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

NOVA IGUAÇU - O número de visitantes ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Parque do Vulcão) quase que quadruplicou nos últimos dois anos. Em 2016 foram 7.600 frequentadores e no ano passado 27.226, um aumento de 258%. Este número considerável se deve às melhorias realizadas pela Prefeitura na infraestrutura do local, especialmente com a criação da Guarda Ambiental, que aumentou a sensação de segurança, e as ações de preservação do meio ambiente e de promoção de eventos esportivos e culturais.

“A posse de novos guardas, a aquisição de veículos, que dá mobilidade e visibilidade à vigilância, assim como a conservação e a divulgação positiva do local foram alguns dos fatores para o aumento da frequência”, explica o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid. Ele destaca também, a divulgação feita pelos próprios visitantes, que se encantam com a beleza do local.



Segundo o secretário, novas ações estão previstas no Parque, como construção de alojamento para os guardas ambientais e pesquisadores, sinalização interna e no entorno, melhoria da via de acesso dos veículos, implantação de infraestrutura como quiosques e aumento do efetivo da Guarda Ambiental.

“Ainda estamos trazendo pessoas da comunidade do entorno, como K-11 e Coréia, para comercializarem alguns produtos, gerando renda para essas famílias. É uma forma também de integrar a população local ao parque e criar um ambiente positivo de recepção aos visitantes”, disse Cid.

Moradora de Anchieta, no subúrbio do Rio, a dona de casa Maria Neci, de 65 anos, é frequentadora assídua do Parque Natural. Ela já esteve no local por quatro vezes e garante que vai voltar para aproveitar as belezas naturais do espaço.

“Quem disse que precisamos ir longe para se divertir? Aqui em Nova Iguaçu há um local como este maravilhoso. Adoro ir às cachoeiras, como o Véu da Noiva, Janela do Céu e Esmeralda. Com a Guarda Ambiental estamos mais seguros. Dá tranquilidade de percorrer um bom trecho do parque”, afirmou.

Roberto Rodrigues Montes, 46, é outro que não sai de lá. Morador do centro de Mesquita, ele comentou que trocou os pontos turísticos do Rio pelo Parque Natural após a Prefeitura de Nova Iguaçu investir no espaço.

“Antes era abandonado, agora tudo mudou. Vemos guardas por toda parte e está havendo preservação ambiental. Aqui só diversão. Tenho um paraíso do lado de casa. Não preciso ir a pontos turísticos do Rio e pegar trânsito para me divertir. Trago lanche e suco numa bolsa térmica, descanso nas pedras perto da cachoeira e relaxo”, explicou.



Gestor do Parque Natural de Nova Iguaçu, Edgar Martins, disse que um dos pontos mais procurados é o Caminho das Águas, onde se encontram as 11 cachoeiras permitidas ao banho.

“Também buscam a rampa de voo livre, ruínas do clube de campo, o Vulcão de Nova Iguaçu, além das práticas de rapel no Véu da Noiva e Pedra da Contenda. Os visitantes são orientados a ficarem apenas dentro do local permitido e sinalizado, e a não pegar trilhas que não conhecem, apenas com guias”, ressaltou Edgar.

O acesso ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Parque do Vulcão) é pelo bairro do K-11. O local fica aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 16h. Para agendar atividades no local, basta fazer o pedido através do e-mail: parquemunicipal@gmail.com.

O Parque está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira, possuindo uma área de 11 km quadrados, tendo sido oficialmente criado no ano de 1998. O Parque Natural é um importante remanescente da Mata Atlântica onde se destacam vários exemplos da flora e fauna da região, bem como, um patrimônio científico que expõe as estruturas subterrâneas abaixo de vulcão tal como condutos subvulcânicos.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

30/01/2019
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar