Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Aparições de escorpiões preocupam moradores de Nova Iguaçu

sábado, fevereiro 09, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

NOVA IGUAÇU - Moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense estão apreensivos com a aparição de escorpiões em bairros da cidade. Responsável por milhares de mortes no Brasil, os aracnídeos se escondem em terrenos baldios e até mesmo no quintal, no meio de telhas, tijolos e sujeira. Para afastá-los, é preciso fazer uma faxina completa.

O mato alto também atrai os escorpiões e levando para dentro das casas. O comerciante Robson Torino, morador da Avenida Fuscão, conta que notou um aumento do número de escorpiões no Bairro Corumba.



Ele diz que está preocupado e inseguro, principalmente por ter uma filha de 3 anos. “Matamos quatro escorpiões em 10 dias e muitos vizinhos tem relatos do animal em casa, então estamos preocupados”, conta. Um outro vizinho da mesma rua, já encontrou outros sete escorpiões.

No bairro K11, a moradora Perla Santos, contou a reportagem, que o seu pai Raimundo Santos, estava limpando a churrasqueira, quando percebeu algo se mexendo. "Estávamos se preparando para fazer um churrasco entre amigos e acabou virando uma correria, na tentativa de matar os três escorpiões. Ficamos apavorados, pois temos 4 crianças em casa e meu pai já é idoso". Conta.

Cuidados

Muitos moradores solicitam a dedetização das áreas infestadas, mas esta não é a melhor medida. “O pesticida não vai conseguir atingir todos os animais porque eles se escondem em frestas. Os poucos que são atingidos demoram para morrer, acabam ficando irritados e causam acidentes com mais facilidade.

Independente da espécie, os escorpiões são venenosos e podem ser fatais. Alguns cuidados podem evitar a presença dos animais em casa. Manter a casa limpa, organizando telhas e madeiras. Se não for necessário guardá-las, jogue fora. Toda a vizinhança deve colaborar mantendo os quintais em dia com a organização. 



Outra orientação é colocar protetor em ralos e sacudir sapatos, botinas e casacos antes de colocá-los. Os animais saem para caçar no final do dia e a noite, se estão caçando e amanhece, eles entram na botina para passar o dia. Quando a incidência do escorpião for grande. Uma outra dica do Jornal Destaque Baixada, camas e berços devem ser afastados pelo menos 15 centímetros da parede, para evitar que o animal suba e cai nos móveis.

Em caso de picada, a orientação de especialistas é de que a pessoa procure o serviço médico mais próximo para que a dor seja controlada e, em casos necessários, o soro seja administrado.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Por Redação Jornal Destaque Baixada
09/02/2019

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar