Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Roubo de veículos tem queda de 58% em Mesquita

terça-feira, junho 11, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Maicon Ferraz
O roubo de veículos no município de Mesquita despencou 24,6% em maio, em comparação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, no entanto, essa queda já alcança 58%, considerando o período entre janeiro e maio de 2019, em relação aos cinco primeiros meses de 2018. Também tiveram os índices reduzidos os casos de roubos de celulares, furtos a transeuntes e roubos em transportes coletivos. Os números são frutos das ações do 20º Batalhão da Polícia Militar e dos agentes da 53ª Delegacia de Polícia, em conjunto com a Guarda Civil Municipal de Mesquita e a equipe de Transportes e Trânsito do município.

De acordo com as estatísticas de delitos praticados nos meses de abril e maio deste ano, comparados com o mesmo período no ano passado, a queda mais expressiva foi a de redução de roubos de veículos. Houve retração de 69,5% e 24,6%, respectivamente, conforme dados apresentados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e as forças conveniadas com a prefeitura de Mesquita. O furto a transeuntes caiu 55% em maio, e o roubo, 7,8%. Já o roubo de celular na região que teve aumento de 25% em abril e caiu 9% em maio. O roubo em transportes coletivos, que teve aumento de 19% em abril, despencou 42% em maio. Entretanto, o furto de veículos, que estava em queda, com -11.7% em abril, subiu 33,3% em maio – de 12 para 16 registros.

Na avaliação do diretor de Inteligência da Guarda Municipal, Kleildo Nascimento Conceição, a redução dos índices de criminalidade em Mesquita está sendo alcançada de forma gradual, a partir da integração de dados estatísticos do portal ISP/Cidades, obtido através do convênio firmado em 11 de abril de 2018 entre o governo Jorge Miranda e o Instituto de Segurança Pública (ISP). Em função desse convênio, é feito o mapeamento da mancha criminal – a área onde se registra maior índice de delitos. Com esses dados, se direciona o objetivo, destinando viaturas da Guarda Municipal para regiões de maior incidência criminal. “Isso é feito de forma isolada pela Guarda, através de rondas ostensivas, ou de forma conjunta, em ações repressivas integradas com as forças de segurança estaduais (20º Batalhão e 53ª DP)”, explica Kleildo.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública de Mesquita, Sergio Mendes, a Guarda Civil conta com 92 agentes e dez viaturas. A equipe só baseia (estaciona) em áreas críticas, onde existem recorrências de delitos. “E quando a viatura se desloca de uma área para outra, segue por um roteiro, mapeado anteriormente, onde há índice de delitos”, completa Kleildo. Para ele, com as ações conjuntas nas ruas, verificando veículos e fazendo abordagens, é natural a queda de roubos e o aumento de furtos de veículos. Ou seja, os bandidos preferem usar uma gazua (chave falsa) e furtar o carro que está parado a tentar tomar o veículo do motorista no trânsito. “Mas nós já estamos mapeando esse tipo de ação (furto) também”, assegura o diretor de Inteligência da Guarda Municipal.

11/06/2019
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar