Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Instituto Nefrológico de Belford Roxo realiza campanha de prevenção de doenças renais crônicas

sexta-feira, julho 19, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

O Instituto Nefrológico Belford Roxo (Inbel), conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS), realizou nos dias 17 e 18 de julho a Campanha de Prevenção de Doenças Renais Crônicas. Quem passou pela clínica pôde aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia capilar em um stand montado em frente ao local, já que as duas maiores causas de doenças renais crônicas são a hipertensão e o diabetes. Ainda ficou exposta uma máquina de diálise, agulhas fístulas, um cateter, soluções hipotônicas, que em contato com o sangue faz o processo de filtração nos pacientes, um banner com informações sobre as funções dos rins e as causas da doença renal crônica e um folder com medidas de prevenção. Atualmente, a clínica, que fica na Avenida Pastor Ademir Dias, 85, Centro, atende 300 pacientes e conta com cerca de 70 funcionários, sendo eles enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, equipe médica e equipe de apoio. 

Trabalhando há 20 anos na área de enfermagem no ramo de hemodiálise e 13 anos no Inbel, a enfermeira Sônia de Oliveira se diz assustada com os pacientes que estão chegando a clínica cada vez mais novos por conta da hipertensão. “As pessoas não têm o conhecimento de que a hipertensão e a diabetes afetam os rins. Então a enfermagem propôs a campanha e o resto da equipe abraçou a ideia de estar informando e conscientizando a população sobre”, informou.

A assistente social, Luciana Araújo destacou que todos os dias recebem ligações de outros municípios buscando vaga. “Temos pacientes de Realengo, Sepetiba e Xerém, por exemplo. E o que assusta é que a faixa etária dos nossos pacientes é de 30 a 60 anos e está cada vez mais baixando a idade. Quando fazemos as entrevistas, são sempre pessoas com hipertensão ou diabetes, isso quando não vem uma acompanhada da outra doença”, disse. 

Medidas de prevenção


“Prevenir é o melhor remédio!”. Essa é a frase no folder distribuído para as pessoas que passavam em frente à clínica com medidas de prevenção como: beba bastante água; use corretamente seus medicamentos anti-hipertensivos e antiglicêmicos com orientação do especialista médico, entre outras medidas.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar