Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Artesãos de Nova Iguaçu participam de salão estadual do turismo

quarta-feira, agosto 21, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Artesãos do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu vão participar do maior evento de turismo do Estado do Rio. O Salão Estadual do Turismo acontece a partir desta quinta-feira (22) e vai até domingo (25), no Armazém 2 do Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, com a intenção de aproximar o público, estimado em 30 mil pessoas, dos atrativos turísticos de cidades de todo o Estado do Rio Além do artesanato, todos poderão conhecer produtos típicos, dança e música dos 70 municípios participantes. A entrada é franca.

“Para mim, artesã empreendedora, que trabalha com o reuso do vidro descartado é de extrema importância participar de um evento tão grandioso como esse”, afirma Amanda Figueiredo, que faz pinturas em garrafas recicladas, coletadas na limpeza das praias cariocas e de residências de Nova Iguaçu. “Faço o processo de higienização das garrafas e preparo o vidro para que a tinta fique fixa na garrafa. O desenho é criado e finalizo com verniz”, explica Amanda sobre o processo de criação das suas obras que serão expostas no Salão de Turismo.

Outra participante, Sonia da Silva, vai representar Nova Iguaçu através da técnica da costura criativa e do crochê, na criação de bonecos de inclusão social e brinquedos educativos inclusivos para crianças com algum tipo de deficiência física. “Eu me inspiro nos exemplos de superação dos portadores de deficiência, e através dos bonecos procuro mostrar que existem diferenças, mas devem ser respeitadas”, explica Sonia. 

Jornal reciclado, papelão, arame e madeira são os materiais básicos para Luiz Baumflek transformar em peças decorativas como abajures, molduras e caixas. Ele é outro participante iguaçuano do evento. “Eu uso três técnicas diferentes para criar a partir do reaproveitamento do jornal. Uso tinta e verniz para dar cor às minhas criações”, explica Luiz. 

O Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu, criado pela Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu (FENIG), É um dos maiores programas do setor em todo o Estado, com 1.200 artesãos cadastrados, que recebem apoio através de cursos de capacitação, organização de feiras e pontos de artesanato do município, além de estimulo para participação em eventos como o Salão Estadual do Turismo.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar