Guarda Municipal faz palestra sobre Estatuto da Criança e do adolescente em escola estadual em Belford Roxo - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

28/08/2019

Guarda Municipal faz palestra sobre Estatuto da Criança e do adolescente em escola estadual em Belford Roxo


Quando o assunto é Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) os alunos do Colégio Estadual Alice Paccini Gélio, em Belford Roxo, tiram de letra. O” bê-à-bá” sobre o estatuto foi tema da palestra que agentes da Guarda Municipal de Belford Roxo fizeram para a turma de meninos e meninas do 6º ano do Ensino Fundamental. Agora, questionados a respeito do ECA, eles sabem na ponta da língua quais são seus direitos e deveres. “Aprendi que nenhum adulto pode proibir que crianças e adolescentes tenham direito à escola. Isso é crime. Antes eu não sabia”, disse o aluno Gabriel Tavares Festraets, 12, no final do evento.

Marcelo Escarlate e Andreia Batista, agentes da Guarda Municipal e integrantes do grupo de Projetos Especiais da corporação, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, fizeram a palestra. O evento foi solicitado pela diretora da escola, a professora Elaine Aparecida de Souza Pereira. Educadora há dez anos, ela contou que o Eca, por solicitação da Secretaria Estadual de Educação, foi tema de discussão em todas as escolas estaduais. “Conhecedora do Projeto Guarda Presente nas Escolas, que faz várias palestras para alunos, fiz o convite para que falassem especificamente sobre o assunto no colégio. Meu objetivo é de enriquecer os jovens de mais informações. Afinal novos conhecimentos nunca é demais”, afirmou.

Guarda Presente

Diariamente agentes da Guarda Municipal percorrem escolas da cidade palestrando para alunos, através do Projeto Guarda Presente. Durante os encontros são abordados temas como prevenção às drogas, ao bullying, ética, cidadania e história do município. “Nosso objetivo é deixar a garotada bem esclarecida, atenta e prevenida para evitar o que é errado. Recebemos muitos convites e fazemos isso diariamente”, afirmou o agente da guarda, Marcelo Escarlate. Ao seu lado, a agente Andreia Batista, chamou atenção da turma quando colocou em evidência o Conselho Tutelar. “Vocês acham que Conselho Tutelar é para prender? Não, o Conselho Tutelar é para proteger e vocês devem procurá-lo quando necessário”, disse para a turma com mais de 50 alunos.

Pérola Vitória da Guia Siqueira, 13 e Amanda Vitória Fonseca dos Santos, 13, nunca tinham ouvido falar sobre o ECA. “Achei a palestra muito interessante. Fiquei sabendo de coisas que ninguém nunca tinha me falado. Vou ficar mais atenta”, ressaltou Pérola. A opinião de sua colega, não é diferente. “Gostei muito de aprender coisas novas e de saber que o ECA existe”, afirmou Amanda, enquanto a turma aplaudia o fim da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages