Projeto Bombeiro Mirim tem início em Nova Iguaçu - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

19/08/2019

Projeto Bombeiro Mirim tem início em Nova Iguaçu


Aluna da Escola Municipal Engenho Pequeno, Geovana Alves Santos, de 13 anos, tem o sonho de se tornar uma bombeira. Nesta segunda-feira (19), segundo ela, o primeiro passo foi dado. A menina e outros 99 estudantes da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu, deram início ao curso do projeto Bombeiro Mirim, que até o fim do ano vai formar 500 alunos. “Quero salvar vidas. Pelo menos no curso eu vou ser uma bombeira. Vou aprender a evitar acidentes domésticos e poder ensinar aos meus amigos o que aprendi aqui”, contou Geovana. 



O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o 4ºGBM (Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu), e tem como objetivo despertar nos participantes o senso e a prática de cidadania e disciplina, através de atividades de preservação ambiental, prevenção de incêndios, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, dentre outras. O curso terá a duração de um mês.

“É um orgulho ter essas crianças neste projeto. Eles vão sair daqui mais capacitados. Nossos alunos estão impactados, vejo isso nos olhinhos deles. Vamos formar cidadãos e mostrar a eles quem são os heróis de verdade. As crianças estão entusiasmadas e ansiosas pelo aprendizado. É importante despertar o interesse por uma profissão como a de integrante do Corpo de Bombeiros”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa. 

De acordo com a secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virginia Andrade Rocha, o número de alunos da rede participantes do curso no próximo ano vai duplicar. “Novas turmas serão abertas. Este ano vamos formar 500 alunos e no próximo anos vamos ter mil estudantes formados. Esse projeto vai ser um diferencial na vida de todos eles", destacou a secretária.



Segundo o tenente coronel Ribeiro Alves, comandante do 4ºGBM (Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Iguaçu), as crianças vão aprender noções básicas de combate a incêndio, Cidadania, prevenção de acidentes domésticos, leis de trânsito, Defesa Civil, entre outras. 

“Estaremos tirando as crianças da ociosidade e despertando neles um olhar mais crítico e de percepção para situações que fazem parte do nosso dia a dia. Vão poder despertar, talvez, o interesse, o sonho de seguir uma carreira como a de bombeiro, que salva vidas. Daqui vão sair grandes bombeiros”, afirma o comandante.

Estudante na Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, do Jardim Tropical, Gustavo Vitor Marinho Neves, de 11 anos, está curioso com o curso. 

“Vai ser uma experiência única pra mim. Conheci o quartel e andei no caminhão dos bombeiros. Quero ser advogado, mas as oportunidades aparecem e temos que aproveitar todo aprendizado. Sempre tive vontade de aprender sobre primeiros socorros para ajudar alguém que precise”, contou o garoto.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

19/08/2019
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages