Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Moradora de Belford Roxo é campeã da Copa Rio Internacional de Judô

segunda-feira, setembro 23, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada
Guarda mirim de Belford Roxo é campeã da Copa Rio Internacional de Judô
Atual campeã da Copa Rio Internacional de Judô na categoria juvenil Gabriella Portela, 14 anos, é destaque na sua cidade natal, Belford Roxo. A menina que está no oitavo ano do Caic Dona Darcy Vargas, no bairro Sargento Roncalli, se desdobra para conciliar os treinos, estudos e as aulas na Guarda Mirim. Há três anos, Gabriella começou a treinar judô em Santa Marta, e de lá para cá já foram 31 medalhas individuais e troféus em grupo, destacando-se, além do título da Copa Rio, a medalha de bronze nos campeonatos estadual e brasileiro de judô. Atualmente, ela está se preparando para disputar o Núcleo da Baixada na Unigranrio em Duque de Caxias.



Faixa laranja, o que não falta na atleta é determinação. Gabriella escolheu o judô após sofrer com problemas de colesterol alto, há três anos. O que a motivou a escolher a abraçar a modalidade foi o seu irmão mais novo, Júlio César Portela, 12, que treina com a menina e também está em sua turma da Guarda Mirim. “Não sabia que eu ia evoluir tanto e chegar aonde cheguei, pois às vezes duvidamos da nossa capacidade. É a realização de um sonho e me imagino nas Olimpíadas sendo uma Rafaela Silva (campeã olímpica, em 2016), minha inspiração. Quero dar um futuro melhor para minha família”, disse a menina. Apesar de sua paixão pelo esporte, Gabriella quer seguir carreira militar e faz curso aos sábados.


Carla Portela, mãe de Gabriela e de Júlio César, se desdobra para acompanhar os campeonatos dos dois atletas. “Os que eu não posso ir, a avó, que é madrinha, vai e torce bastante. Estou muito feliz e orgulhosa pela minha filha ter conquistado muitas coisas até agora. Com essa ociosidade dos jovens de hoje em dia, é bom a cabeça dela estar no lugar. Gabriella tem muita força de vontade e quer ter uma estabilidade para cuidar da família”, disse Carla, admitindo que as competições são bem caras, mas recebe ajuda de vizinhos, professores, que fazem “vaquinhas” para custear as despesas da menina. “Gabriella já ficou afastada por quase um mês devido a costela fraturada. “Ela não via a hora de voltar a treinar”, acrescentou Carla.



Guarda Mirim

Este ano, Gabriella resolveu entrar para o Guarda Mirim, projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana. O curso, que tem duração de seis meses para meninos e meninas entre 12 e 17 anos, oferece diversos atrativos como oficina de informática básica, cidadania, ética, educação ambiental, defesa pessoal, ordem pública, noções de rotinas administrativas, primeiros socorros, prevenção à dependência química, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inglês e passeios culturais. A Guarda Municipal passará a oferecer aulas de jiu-jítsu para os alunos da Guarda Mirim. Gabriella já despertou o interesse pela modalidade. “Vou participar. Vai me acrescentar mas aprendizado. Com a evolução nas aulas posso tentar disputar campeonatos. Não tenho limites, faço tudo!”, disse Gabriella empolgada.


Carla explicou que Gabriella estava viajando em uma competição na Bahia quando abriram as inscrições para a Guarda Mirim. “Conseguimos inscrevê-la a tempo”, assegurou. “Os instrutores me incentivam muito, mas às vezes é difícil conciliar o tempo com curso aos sábados, aulas da guarda de manhã durante a semana, a escola à tarde e os treinos à noite todas as segundas, quartas e sextas-feiras”, confessou a menina.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

23/09/2019
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar