Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo faz ação em Heliópolis com vacinação antirrábica

sexta-feira, outubro 11, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Belford Roxo realizou nesta sexta-feira (11-10), na Praça de Heliópolis, uma ação com diversos voltado à causa animal. Quem passou por lá pôde vacinar cães e gatos com a dose da antirrábica, adotar animais, realizar um pré-cadastro para a castração de animais, ter acesso ao Estatuto dos Animais e ainda assistir ao projeto “Contos da Natureza”. A realização foi das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, e Vigilância em Saúde. O grande destaque foi a carreta itinerante “Castramóvel”, que estará realizando a castração em breve em pelo menos dois bairros por mês. A meta inicial é que 200 animais passem pelo procedimento mensalmente. 

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, afirmou que em breve o Castramóvel estará nas ruas. “Estamos realizando uma espécie de triagem de animais que passam pela nossa médica veterinária para um pré-operatório, onde acontece a primeira análise. Depois, o tutor preenche uma ficha com seus dados e do animal, recebe um protocolo e aguarda o setor entrar em contato para marcar a cirurgia. A carreta ficará pelo menos duas semanas em cada bairro com uma equipe composta por veterinário e auxiliares técnicos. Vamos tentar trazer estagiários e voluntários também. Lembrando que a cidade de Belford Roxo é pioneira no projeto”, destacou Flávio Gonçalves.


A Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde vem realizando ações de vacinação em diversos pontos da cidade. Ao todo, foram cinco sábados onde foram aplicadas a dose em 16.200 cães e gatos. De acordo com o secretário da pasta, João Paulo Souza, a meta para a ação na Praça de Heliópolis foi de vacinar pelo menos 800 animais. “Daqui pra frente iremos levar a campanha de vacinação para os bairros que ainda não foram atendidos como São Vicente, Wona, Parque Amorim e Lote XV”, resumiu. “A parceria mostra a união das secretarias. Esse é um serviço fundamental e não é nada barato. O projeto será totalmente gratuito”, acrescentou o secretário de Saúde, Christian Vieira, ao lado de sua adjunta Ana Carolina. 

Diego Coutinho, de 31 anos, se mudou recentemente para Mesquita, mas sua família é toda de Belford Roxo. Ele soube pela internet e por amigos da ação e retornou ao município para vacinar o seu mascote Lordy, de 1 ano. “Essa foi a única vacina que ele não tomou. Amei a ação e que venham muitas outras campanhas de vacinação, pois sempre irei trazer o Lordy para cá”, disse Diego. José Antônio, 52, mora em Heliópolis e levou o Todynho, 13, também para se vacinar. “Soube da ação por um amigo e gostei muito. É sempre bom cuidar da saúde dos nossos animais. E o Castramóvel caiu do céu”, ressaltou. 

Protetores de animais 

A Secretaria de Meio Ambiente já realizou o mapeamento dos protetores municipais, através do registro no site. Assim, eles podem ficar por dentro de todas as ações, eventos e reuniões ligados a causa. Aconteceu também a 1ª Reunião Pública de Protetores, onde os protetores puderam se conhecer e também os projetos, além do debate aberto sobre o Estatuto dos Animais.














Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar