Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo comemora 10 anos de tipificação dos serviços socioassistenciais

segunda-feira, novembro 11, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (Semasc) comemorou nesta segunda-feira (11/11) os dez anos de tipificação dos serviços socioassistenciais. O seminário comemorativo à data aconteceu no auditório da Universidade Abeu (Uniabeu) e contou com a participação do Conselho Nacional de Assistência Social e da deputada federal Daniela do Waguinho.

O objetivo do encontro foi demonstrar aos servidores da Semasc, conselheiros, gestores e usuários dos serviços da pasta a importância da união dos poderes visando a execução do documento que definiu os serviços essenciais e prioritários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em 2009.

Belford Roxo conta com treze CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), três CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e um Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Ao todo, são atendidas mais de 90 mil famílias no município.

A resolução tomada pelo Conselho Nacional de Assistência Social, há uma década, consiste na padronização e caracterização do SUAS, que anteriormente era indefinida. A população não tinha acesso aos serviços oferecidos pela Assistência Social.

A celebração contou com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O público presente foi informado do papel de cada um na Assistência Social, desmistificando o que antes era visto como assistencialismo e criando o conceito de doação e destacando a oferta de serviços como uma questão de direito.

A Prefeitura foi representada pelo secretário municipal de Assistência Social, Vander Louzada, e seu adjunto, Diogo Bastos, A deputada federal Daniela do Waguinho representou o Poder Legislativo, e o Judiciário contou com a participação de Gabriela Brandt, promotora da 1ª Promotoria de Infância e da Juventude de Belford Roxo. O Ministério Público do Rio de Janeiro foi representado pela técnica pericial Helena Ferreira.

“O formato é de seminário. Mas, na verdade, estamos em comemoração. É um prazer presenciar o estreitamento de laços entre os três poderes, em favor de avanços e melhorias nos nossos serviços”, enfatizou o secretário Vander.

Programação

O encontro teve apresentações culturais dos usuários do SUAS. Além disso, cada palestrante pontuou de maneira objetiva sua importância na manutenção da tipificação no município.

Daniela do Waguinho disse que está trabalhando em Brasília para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social. “O meu papel é de suma importância para o SUAS. Uma das minhas lutas na Câmara Federal é ficar atenta a todos os tipos de trabalhos de todas as políticas públicas, buscando alternativas para auxiliar no que for necessário”, completou Daniela.

Belford Roxo conta com treze CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), três CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e um Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Ao todo são mais de 90 mil famílias atendidas.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar