Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo entrega próteses dentárias a pacientes

sexta-feira, dezembro 20, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada
Secretaria de Saúde de Belford Roxo entrega próteses dentárias a pacientes
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo entregou próteses a pacientes dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Bairro Vermelho e da Prata. Estas pessoas vieram encaminhadas de consultas das 10 unidades básicas que atendem a especialidade. A iniciativa marca o recomeço das atividades do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), programa do Governo Federal que permite aos municípios atender aos pacientes com próteses dentárias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, o programa tem capacidade de fazer 60 próteses ao mês. “É gratificante devolver a dignidade às pessoas e poder proporcionar novos sorrisos para quem precisa. Esse é um grande presente de final de ano”, resumiu o secretário. “Os pacientes passam pelas unidades básicas e quando necessários procedimentos ou tratamentos mais específicos são encaminhados a um dos CEOs, como é o caso da prótese”, acrescentou Antônio Pinho, que é responsável pela área da odontologia no município.

A protesista e ortodentista Liaira Tomas Louzada explicou como funciona o procedimento até o recebimento da prótese. “Assim que o paciente é encaminhado para o CEO, confirmamos a necessidade da prótese total. Primeiro fazemos o molde, depois tem a prova da cera para acertamos as medidas. Em uma terceira consulta, acontece a prova e o paciente pode ver se está de acordo o tamanho e a cor e por fim, entregamos. É um processo de construção de um novo sorriso”, destacou.

Deiusa Oliveira Sales, 61 anos, fez todo o procedimento no CEO da Prata e foi buscar sua prótese superior no Barro Vermelho. “Não conseguia comer, só pelos cantos. Agora, nesse final de ano vou comer de tudo e espalhar sorrisos. Agradeço aos médicos e aos responsáveis, pois não tinha condições financeiras para uma nova prótese”, disse. Usando prótese pela primeira vez, Therezinha Gomes, 55, está feliz da vida. “Sempre tive vergonha. Mas agora ganhei próteses superior e inferior e poderei almoçar com minhas filhas”, ressaltou. Já Maria de Lurdes, 67, não se reconheceu no espelho ao experimentar a prótese superior. “Sempre andava com a mão na boca. Estou muito feliz por agora poder beber uma água bem gelada”, finalizou.

Especialidades

O município possui dois CEOS que atendem em diversas especialidades como: cirurgia buco maxilo facial (cirurgias e extração de cisos inclusos), periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), estomatologia (diagnóstico de cavidade oral). Em novembro, as duas unidades atenderam em torno de 1500 pacientes, com mais de 6000 procedimentos entre extrações, restaurações, raspagens, canais e diagnóstico de câncer de boca.

A Secretaria de Saúde dispõe ainda do RCPD que é a Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, onde as instalações e profissionais têm condições de atender a pacientes portadores de deficiência em vários graus além de promover o encaminhamento dos casos que não possuímos condições de atender.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar