Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo realiza encontro com famílias do Programa Criança Feliz

terça-feira, janeiro 21, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada
Assistência Social realiza encontro com famílias do Programa Criança Feliz Fotos: Rafael Barreto/PMBR
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo realizou o Encontro das Famílias cadastradas no Programa Criança Feliz, no Centro de Referência da Assistência Social Magdalena da Silva Marques (Cras X). Com o objetivo de integrar e aproximar essas famílias dos serviços ofertados pelos Cras, essa semana acontece uma rodada de apresentações em cada equipamento da Proteção Básica. Foram 182 famílias cadastradas no programa até dezembro de 2019.

O programa foi iniciado em 2016 pelo Governo Federal. Segundo o secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, ele vem reforçar o que está na tipificação dos serviços socioassistenciais no que tange a Proteção Social Básica, que são as visitas. “Antes não tínhamos como fazer essa aproximação. Mas, através do programa podemos e reforçar através das visitas domiciliares semanais. Isso nos faz enxergar as famílias como prioridade. O visitador orienta caminhos para que as famílias tenham aquilo que lhe são de direito e promover qualidade de vida”, explicou Diogo.

De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz, Daniela Farias, que também é assistente social, o intuito dos encontros é de estreitar o laço com as famílias e mostrar que os equipamentos têm muito mais a oferecer do que o Bolsa Família, além de falar sobre o programa. “Esse projeto é do Governo Federal onde nos mandam uma lista com famílias elegíveis. Cada visitador tem 30 famílias e a equipe é composta por quatro supervisores, 40 visitadores e quatro motoristas”, informou Daniela.

A usuária e moradora de Areia Branca, Juliana Almeida, 24 anos ao lado da pequena Emanuele da Silva, 1, ficou surpresa com o cuidado da equipe do programa com a sua família e se sente especial com a atenção. “Através de palestras, reuniões e visitações, pudemos conhecer o programa. Acho bacana as visitas e a preocupação com meus filhos”, disse.

Programa Criança Feliz

O programa busca o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem; integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O público prioritário são gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC2; crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar