Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Duque de Caxias recebe contêiner para armazenar corpos de vítimas do coronavírus

terça-feira, abril 28, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Devido ao aumento da demanda, para agilizar o atendimento, a AG-R, concessionária que administra os cinco cemitérios de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, iniciou no sábado (25/04), um plantão no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo. “Não somos a prefeitura, somos uma empresa privada, não temos ingerência alguma sobre o hospital, precisamos ser avisados, as retiradas devem ser solicitadas e seguirem rigorosamente as medidas de proteção e a legislação vigente, mas com o aumento da demanda e os recentes episódios de aparente desorganização da administração pública, resolvemos manter uma equipe 24hs, sete dias por semana pelo tempo que for necessário”, explicou Federico Cardoso, diretor da empresa.



Iniciativa

Desde o dia 13 deste mês, está operando no cemitério Nossa Senhora das Graças, conhecido como Tanque do Anil, um container frigorífico. Com um investimento de R$ 35.000,00, o container com capacidade para guardar até trinca corpos, foi instalado no dia nove, estando pronto para o funcionamento quatro dias depois. A Gestora Ambiental da AG-R, Márcia Araripe informou que “o container, que conserva a temperatura de menos dois graus centígrados, recebe somente os corpos de vítimas confirmadas ou suspeitas de COVID-19”, e que “os corpos saem do container diretamente para o sepultamento”. A empresa trabalha com a possibilidade de colocar até mais três container frigoríficos, segundo Márcia vai depender da necessidade.



A especialista em meio ambiente explicou também que para proteger os parentes dos falecidos e funcionários, a empresa aumentou a frequência da limpeza de todos os espaços comuns, assim como os de uso exclusivo dos funcionários, que só podem trabalhar utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI). E que para “colocação ou retirada de corpos do container, além dos protocolos para maior segurança adotados para qualquer funeral, os funcionários e materiais usados na operação recebem um banho de produto desinfectante”, afirmou Márcia.



Capacidade

Apesar de Duque de Caxias, ter sido a última cidade do estado a iniciar as medidas de contenção e proteção contra o novo coronavírus, a empresa se adiantou na adoção de todas as medidas necessárias para enfrentamento do vírus.

Com mais de cem funcionários diretos, a empresa conta com viaturas novas e mantém uma reserva estratégica de vagas, além de estudos diários da evolução da demanda para não ser superada pela procura.


- Trabalhamos com prazo de até 24hs para realizar o sepultamento. Se uma solicitação chegar em horário que impossibilite a realização de todos os procedimentos no mesmo dia, será realizado na manhã do dia seguinte – afirmou Ribeiro, que completou “seguimos rigorosamente as recomendações e instruções dos órgãos competentes e principalmente a legislação vigente, então se não houver entrave fora da nossa alçada, não tenham dúvidas, a nossa parte será feita”.

Liderança negativa

O município de Duque de Caxias lidera o ranking negativo de número de mortes proporcionais ao número de infectados. O hospital que o prefeito Washinton Reis anunciou que será para atendimento exclusivo de pacientes do novo coronavírus, ainda não foi inaugurado, contrariando o compromisso anunciado por Reis. As informações não oficiais dão conta de que o hospital Moacyr do Carmo está superlotado e com falta de profissionais.

Frederico disse que "o momento não é de inércia e muito menos de usar a pandemia politicamente, é hora de unir forças em prol dos que mais estão sofrendo", e concluiu com um apelo, "fiquem em casa, protejam a si e suas famílias".

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

28/04/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar