Vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa começa nesta sexta em Queimados - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

28/04/2020

Vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa começa nesta sexta em Queimados


A partir desta sexta-feira (1), Queimados vai começar a vacinar os bovinos e bubalinos de todas as idades contra a febre aftosa. Por conta do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, novas medidas foram tomadas pelo Ministério da Agricultura na comprovação da vacinação, que termina em 30 de maio. 



Com o atendimento presencial temporariamente suspenso, o produtor deve comprovar a imunização dos animais através da internet: o pecuarista deverá digitalizar ou tirar uma foto do formulário de Declaração preenchido e da nota fiscal do imunizante e enviar para o número (21) 98605-1198 ou para o e-mail ndariodejaneiro.agriculturarj@gmail.com

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Mariana Sampaio, a imunização é essencial para manter o rebanho sadio e livre de doenças. “Sabemos que o momento é muito difícil para todos, mas é importante garantir o cumprimento do calendário e seguir as ações programadas pelo Ministério da Agricultura”, afirmou o gestor.



Cuidados essenciais

A febre aftosa é causada por vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, nas aftas, no leite, no sêmen, na urina e nas fezes dos animais doentes. Inquietação, salivação (babeira), lesões na boca e nas patas são alguns sintomas. O produtor deve notificar imediatamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados se perceber algum destes sintomas nos animais. O órgão fica na Rua Francisco Gabriel Neto, s/n, Fanchem e atende pelo (21) 2779-8484. 



Em virtude do atual cenário, a Prefeitura de Queimados recomenda ao produtor rural o uso de máscara de proteção ao se deslocar para o local de compra da vacina. Além disso, todos os cuidados e medidas de prevenção do Ministério da Saúde serão seguidos para não colocar em risco a saúde dos produtores e dos servidores do serviço veterinário oficial.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

28/04/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages