Fechada há mais de seis anos, Maternidade de Queimados será reaberta nesta quinta-feira - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

10/06/2020

Fechada há mais de seis anos, Maternidade de Queimados será reaberta nesta quinta-feira


A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurará a Maternidade Municipal Queimados nesta quinta-feira (11), às 10h30. Por conta das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, a cerimônia não será aberta à população, mas contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais da gestão municipal. A unidade, que prestará assistência gratuita em procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto 24h por dia, fica localizada à Rua Deusinho Freitas, 13, Centro. 



Com capacidade para realização de 500 partos por mês, a unidade conta com 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia; consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco; laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico e acolhimento humanizado. O equipamento também oferecerá todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento, além de cartório para registro de nascimento.


As obras de reforma, modernização e ampliação do local foram realizadas graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Ministério da Saúde e atende todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso e elevador nos três pavimentos.

A Casa de Saúde Bom Pastor era uma unidade particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e realizava cerca de 2 mil partos por ano. Em 2014, ela foi fechada pelos donos, que não conseguiam mais arcar com os custos do local. Após anos de luta judicial, o governo municipal conseguiu concretizar o processo de desapropriação do imóvel, para assim começar a obra da Maternidade Municipal de Queimados.


O Prefeito Carlos Vilela se alegrou com a nova conquista para a população e afirmou que agora novos queimadenses nascerão para continuar a história da região. “Devido aos altos custos e a defasagem da tabela do SUS, os antigos donos infelizmente não conseguiram manter a unidade funcionando. Mas agora, depois de muito trabalho, conseguimos realizar um sonho de nossas mamães, que poderão ter seus filhos aqui sem nenhum custo para a família e com o conforto, a comodidade e a qualidade que elas merecem”, destacou o gestor.



As futuras mamães já comemoram a notícia da maternidade pública na cidade. Aos oito meses de gestação e esperando ansiosamente pela chegada da sua segunda filha, Letícia Zambote (23) ficou feliz ao saber a pequena Mirela nascerá pertinho de casa. “Será muito gratificante ter minha filha na cidade em que moro e que meu esposo nasceu, com conforto e bem pertinho da minha família”, afirmou a moradora do bairro Inconfidência.


Outra grávida - esta de primeira viagem -, Evellen Galeão (24), está contente em saber que sua primeira filha será queimadense. “O nascimento de um filho é um momento especial na vida de uma mulher, diante disso, estou muito feliz em saber que a maternidade de Queimados está reabrindo e que a Isadora nascerá na cidade onde moramos. Quero parabenizar a Prefeitura pelo lindo trabalho que fizeram. Nós, mamães, merecemos isso”, destacou a moradora do bairro Vila do Tinguá.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

10/06/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages