Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Projeto horta urbana será implementado pela primeira vez em Magé

quarta-feira, agosto 26, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Um terreno de 8.700 m², no bairro da Vila Nova, em Magé, está sendo preparado para dar lugar, pela primeira vez no município, ao Projeto Hortas Urbanas. O espaço que antes sofria com o abandono e o acúmulo de lixo, foi limpo pela equipe de Infraestrutura da Prefeitura e uma grade aradora já preparava o solo para receber o plantio dos alimentos que serão cultivados com a ajuda dos moradores.

Ailton Nunes, secretário de Agricultura Sustentável da cidade, explicou que a iniciativa é de cunho social e pautada na busca por uma maior integração da sociedade civil. “Cerca de 50 famílias serão beneficiadas. Elas vão poder participar do cultivo e da colheita. Isso vai ajudar para que se alimentem melhor e, inclusive, pode servir de terapia”, diz o secretário, adiantando que o próximo passo será a utilização de um micro trator utilizado na agricultura para fixar o adubo no solo.

Ainda segundo o secretário, já foram realizadas duas reuniões com representantes da sociedade civil para que fossem discutidas as formas de como vai se desenvolver o plantio e a ocupação do espaço. “Estamos em contato constante com os moradores. Queremos fazer desse lugar um espaço onde as pessoas possam relaxar, conversar, trocar ideias e praticar a agricultura buscando uma vida mais saudável.”

O plantio será realizado com alimentos mais consistentes e aproximadamente 8 toneladas poderão ser retiradas a cada colheita. As sementes e mudas introduzidas no terreno virão do centro de pesquisas agrícolas do município, o CEPTA, e em breve os moradores vão colher alimentos como abóbora, aipim, batata doce, inhame, taioba e feijão.

As ideias futuras para deixar o espaço cada vez mais proveitoso para a população e, também, ambientalmente ecológico, já começam a tomar forma. Uma casa em ruínas na entrada do terreno será reformada, segundo Ailton, para guardar os equipamentos de manutenção do plantio. Há, ainda, uma nascente no local, com água límpida proveniente dos rios mageenses. O pensamento, em princípio, é transformá-la num grande lago para abastecer a plantação.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar