Escola de Gestão do DEGASE é a primeira do país a oferecer palestras on-line - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

10.05.2020

Escola de Gestão do DEGASE é a primeira do país a oferecer palestras on-line


Prestes a completar 20 anos de criação, a Escola de Gestão Socioeducativa (ESGSE) Paulo Freire, do DEGASE, tornou-se o primeiro órgão do sistema socioeducativo estadual brasileiro a oferecer palestras on-line para proporcionar aulas de capacitação à distância aos servidores. Uma vontade antiga que a pandemia do novo coronavírus tornou possível a partir das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que cursos e aulas presenciais fossem suspensos em todo o país.

Assim, funcionários que moram no Sul e Norte fluminenses, região serrana e interior puderam participar sem precisar se deslocar até a Ilha do Governador, no Rio, onde fica a ESGSE. Como resultado, até agora há mais de 4 mil visualizações das 12 palestras, que resultaram em 700 alunos certificados. De acordo com a diretora da Escola, Livia Vidal, num primeiro momento foram convidadas para palestrar as grandes coordenações do Departamento: saúde, assistência social, segurança, educação e tecnologia da informação.

“Depois, começamos a convidar outras divisões do órgão. E é importante lembrar que ao preencher o formulário de inscrição, os próprios participantes inscritos sugeriam os próximos temas das palestras, que são realizadas ao vivo através do canal da Escola de Gestão no Youtube, com duração entre 1 e 2 horas, e interação via chat”, salientou Livia Vidal, doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O diretor-geral do DEGASE, Márcio Rocha, considerou a iniciativa da Escola de Gestão algo histórico no sistema socioeducativo e também uma forma de disseminar o conhecimento. “Ações que visem à formação e à qualificação dos servidores do Degase são sempre bem-vindas. Queremos beneficiar também os funcionários que moram e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro”, salientou.

A palestra inaugural foi em maio, sobre saúde e socioeducação frente à covid-19, com a coordenadora de saúde do Degase, a psicóloga Christiane Zeitoune, mestre em Psicologia Clínica e doutora em Teoria Psicanalítica; a celebração dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) mereceu duas aulas, em julho e em agosto. Integrantes da organização internacional Médicos Sem Fronteiras ministraram uma aula apenas para agentes de segurança socioeducativos sobre saúde mental em tempos de pandemia. O foco eram o autocuidado e o cuidado do outro.

Em outra ação inédita, a ESGSE convidou o professor Rodrigo Millone para ministrar um curso de idiomas aos interessados, que começou em agosto e irá até novembro, sempre às terças e quintas-feiras. Os alunos puderam optar entre aulas de italiano ou inglês para iniciantes, e aulas de conversação na língua inglesa. Para receberem a certificação em qualquer uma das palestras já oferecidas, os participantes devem preencher um formulário de avaliação, com algumas perguntas relacionada ao tema da palestra, enviadas ao final da transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages