Sirenes de alerta sobre risco de desastres são testadas em Queimados - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

12.15.2020

Sirenes de alerta sobre risco de desastres são testadas em Queimados

Prevenção a desastres: Defesa Civil de Queimados testa sistema de sirenes

Com a chegada do verão, que começa no próximo dia 21, e das fortes chuvas típicas da estação mais quente do ano, é preciso prevenir adversidades que coloquem em risco a vida da população. Por isso, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil, tem promovido testes periódicos nas nove estações de sirenes localizadas em diversos bairros da cidade. Os alertas sonoros têm o objetivo de avisar os queimadenses acerca de problemas causados pelos temporais, além de identificar possíveis falhas no sistema. Nesta terça-feira (15), foi a vez dos bairros Flesman (Morro da Torre) e Inconfidência receberem as equipes da Defesa Civil e da GridLab – empresa que presta serviços ao Governo do Estado para realização das manutenções preventivas nos equipamentos. 

Além desses pontos, o município conta com mais sete sirenes de emergência instaladas nos bairros Vale Ouro, Roncador (Morro da Paz), São Bartolomeu, Centro (Caixa D’ Água), Santa Rosa, Primavera (Morro Azul) e Nova Cidade (Morro do São Simão). 

A ação, que faz parte de um pacote de medidas adotadas pela gestão municipal, está especificada em um documento que traça estratégias para evitar inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas, denominada Plano de Contingências (já regulamentado em Diário Oficial). 


“O trabalho da Defesa Civil é fundamental na nossa cidade, aliás, é através dele que mantemos a estabilidade nesta temporada de pancadas de chuva. Neste sentido, buscamos sempre realizar cursos de capacitação com jovens e adultos evitando momentos de pânico”, ressaltou o subsecretário de Defesa Civil, André Faria.

PREVENÇÃO NA TELA DO TELEFONE

Outra forma de comunicação com a população é o serviço de avisos e alertas de riscos e desastres por meio de mensagem de SMS, que vão desde a previsão de tempo até a recomendação para evacuação das áreas de risco. Os moradores interessados em receber essas informações devem enviar o CEP de sua residência para o número 40199. Após o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.


A importância desses alertas também levou a Defesa Civil a buscar outras formas de alertar a população. É o que explica o Secretário da Pasta, Vagner Luiz. “Hoje vivemos uma era tecnológica e por isso precisamos nos adaptar às redes sociais, como uma aliada na comunicação. É uma estratégia para que possamos manter a população informada sobre a possibilidade de chuvas ou informações durante as situações de emergência”, disse o gestor.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

15/12/2020 

Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages