Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Vacina para covid-19 é aplicada em idosos acima de 95 anos de Mesquita

segunda-feira, fevereiro 01, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Começou nesta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, a aplicação da vacina para covid-19 nos idosos de Mesquita. No entanto, o calendário está dividido por faixa etária, que será ampliada semanalmente. Nesta primeira semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita está imunizando pessoas que têm a partir de 95 anos. Já na semana seguinte, a vacina ficará disponível para idosos acima de 90 anos e, assim, sucessivamente, enquanto durarem os estoques de vacina do município. A vacina para covid-19 está disponível em dois locais na cidade: na Clínica da Família Jacutinga, na Rua Barão do Rio Branco s/nº, e na Clínica da Família São José, que fica na Avenida União 676, em Santa Terezinha. Em ambas, o horário é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e é preciso apresentar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Profissionais de saúde de linha de frente que ainda não foram vacinados devem apresentar também a carteira do respectivo conselho profissional.

“Essa divisão é necessária porque precisamos equilibrar o número de doses que o município tem com a demanda da cidade. Além disso, não podemos correr o risco de ter aglomerações nos locais de vacina”, explica a coordenadora de imunização de Mesquita, Sabrina Louroza.

Aos 102 anos, dona Hilda Castanheira Barbosa recebeu a vacina para covid-19 na Clínica da Família São José. Moradora da Vila Emil, ela sentiu um misto de alívio e esperança por saber que já tem a primeira dose do imunizante circulando em seu corpo.

“Queria muito a vacina para covid-19. Tenho medo, fico apavorada com essa doença. Eu caminhava sempre às segundas, quartas e sextas-feiras e também fazia compras no mercado, junto com minha cuidadora. Mas, com a pandemia, não dá mais para fazer isso. Sinto falta”, conta ela, que mora com um neto e a companheira dele. Além disso, dona Hilda confessa que sente saudades de outro programa que acabou deixado de lado em função do novo coronavírus. “Adorava ir ao Polo Gastronômico, aqui na Vila Emil”, entrega.

Vacinação começou dia 20 de janeiro

A vacina para covid-19 começou a ser aplicada em Mesquita no dia 20 de janeiro. No dia anterior, a Secretaria Municipal de Mesquita recebeu 1.660 doses da vacina para covid-19, direcionadas exclusivamente para profissionais da saúde da linha de frente, idosos em instituições de longa permanência (institucionalizadas) e pessoas acima de 18 anos com deficiência em residências inclusivas (institucionalizadas). Uma nota técnica foi enviada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira, com informações sobre a campanha da vacina para covid-19. Para garantir a imunização da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita recebeu no dia 18 de janeiro 58 mil seringas. Os insumos vieram do governo federal e já estão sendo utilizados exclusivamente na aplicação da vacina para covid-19.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar