Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Em homenagem aos 212 anos da polícia militar, cristo será iluminado de azul nesta quinta-feira

quarta-feira, maio 12, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Uma história bicentenária com olhar no futuro. Tradição e modernidade exprimem a visão da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para marcar as comemorações dos 212 anos da Corporação, nesta quinta-feira, dia 13 de maio. Sem os tradicionais desfiles da tropa, em função da crise sanitária com a pandemia da Covid-19, a data vem sendo celebrada em eventos virtuais internos e terá como ponto alto a iluminação do Cristo Redentor com a cor azul, às 18h30m, numa homenagem simbólica a todos os policiais militares do estado.

Com a denominação de Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte, a Polícia Militar do Rio de Janeiro foi instituída por Dom João VI no dia 13 de maio de 1809, um ano depois da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o aniversário do rei de Portugal.

A história da Corporação se confunde com os acontecimentos mais importantes do Brasil, justamente a partir do período em que o país passou a ganhar contornos de nação. A trajetória da Polícia Militar também é marcada pelo pioneirismo: foi a primeira instituição pública, por exemplo, a abrir as portas para a população negra ainda no século 19.


Mesmo cultivando suas tradições históricas, a orientação do comando da Corporação é olhar para o futuro, investindo em tecnologia e em modelos de policiamento voltados para a estratégia de polícia de proximidade. Essa diretriz está registrada no Plano Estratégico da SEPM, lançado em janeiro de 2020.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

12/05/2021

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar