Baixada Fluminense acumula saldo positivo de mais de 4,5 mil empregos em 2021 - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

6.01.2021

Baixada Fluminense acumula saldo positivo de mais de 4,5 mil empregos em 2021


Levantamento feito pela Firjan, divulgado através da plataforma Retratos Regionais, aponta que a Baixada Fluminense tem saldo de 4.510 empregos entre janeiro e abril de 2021. Duque de Caxias (+1.962) e Belford Roxo (+772) são os municípios com os melhores desempenhos em 2021 quando analisamos, de forma agregada, todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). O acumulado da região nos últimos 12 meses até abril deste ano é de 9.667 empregos.

A análise específica da indústria da região mostra que, em abril, o setor registra uma redução de postos de trabalho formais. Mesmo assim, o acumulado deste ano fechou com saldo positivo de 447 vagas neste setor. Queimados (+241) e Japeri (+191) também se destacaram positivamente neste período. Os setores que impulsionaram este resultado foram, respectivamente, a fabricação de produtos de minerais não metálicos (+345) e a construção civil (+313).

Análise estadual da indústria

A construção civil fluminense registra saldo de 5.462 postos de trabalho de janeiro a abril deste ano, sendo o melhor desempenho entre os segmentos da indústria do estado do Rio, de acordo com análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais. Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas (+2.374), instalações elétricas (+1.349) e construção de edifícios (+878) são as áreas com maior destaque no segmento.

“A construção civil apresenta enorme contribuição para o desenvolvimento do estado. Diante da importância, a Firjan inaugurou nesta semana um centro de referência, a mais moderna e atualizada unidade de formação profissional e inovação do país, para apoiar toda a cadeia produtiva do setor”, ressaltou o gerente geral de Competitividade da Firjan, Luis Augusto Azevedo.

A análise feita pela Firjan, considerando o saldo de contratações e demissões do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, ao todo, a indústria fluminense abriu 12.531 postos de trabalho no acumulado do ano, incluindo o desempenho da extrativa, de transformação, construção civil e Serviços Industriais de Utilidade Pública. A federação aponta que o bom desempenho da indústria está disseminado pelo estado. Em abril, mesmo diante do agravamento da pandemia de Covid-19, o setor abriu 2.013 vagas.

O segundo melhor desempenho na indústria fluminense de janeiro a abril é do segmento de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com saldo de 2.280 postos de trabalho. O terceiro maior saldo na indústria do estado do Rio é do segmento de confecção de artigos do vestuário e acessórios (+1.597). Entre essas áreas, os maiores saldos são de confecção de roupas íntimas (+947) e confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas (+647).

Os segmentos de fabricação de produtos de minerais não-metálicos (+971) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (+544), bastante impulsionados pela construção civil, também estão entre os destaques da indústria do estado do Rio em 2021.

Considerando todos os setores – indústria, serviços, comércio e agropecuária - o mercado de trabalho fluminense ganhou 32.384 mil postos de trabalho neste ano. Além do setor industrial, o setor de serviços também apresenta saldo positivo, com 20.325 vagas, puxado pelas atividades de atenção à saúde humana (+5.587), serviços para edifícios e atividades paisagísticas (+3.102) e administração pública, defesa e seguridade social (+2.753). A agropecuária (+797) também tem saldo positivo. O comércio (-1.269) fechou vagas em 2021.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais, lançada pela Firjan em 2020, tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged, do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

Post Bottom Ad

Pages