Cuidado! Contato com lagarta taturana pode causar hemorragia, insuficiência renal e até matar - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

domingo, outubro 03, 2021

Cuidado! Contato com lagarta taturana pode causar hemorragia, insuficiência renal e até matar


Em época de Lonomia, uma taturana extremamente perigosa, seu veneno ocasiona hemorragia interna, insuficiência renal e levar até a morte. Elas ficam aglomeradas dessa maneira nas árvores, o que é bem característico da espécie. Se virem algo assim liguem para órgão competente e insistam para que vão buscá-la, alerte a todos sobre esse perigo. Os cuidados com crianças e idosos devem ser redobrados, mas isso não isenta jovens do grande perigo que ela representa.

Essa espécie é realmente perigosa, mas vale ressaltar que não é a queimadura e sim as toxinas que são liberadas por ela. A taturana pode ser facilmente identificada, pois essas cerdas em forma de pequenos "pinheiros" que recobrem todo seu corpo.

Ao encontrar é importante ligar para o órgão competente para que as lagartas sejam recolhidas e encaminhadas para laboratórios, onde é produzido o soro antilonômico. E caso alguém tenha contato é importante que a vá para o hospital e, se possível, levar a lagarta para que os médicos possam verificar e tomar as medidas corretas para o atendimento.

Esta lagarta é muito comum (principalmente em casas com plantação) que elas apareçam procurando abrigo para passar pelo processo de metamorfose. E elas costumam se camuflar em troncos de árvores, especialmente nos períodos de calor e chuva, muitas vezes agrupada em colônias. Cuidado! Compartilhe.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

03/10/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages