Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Samu promove curso de capacitação para enfermeiros em Belford Roxo

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Belford Roxo realizou

sexta-feira, dezembro 03, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada
A capacitação para os enfermeiros teve como tema a manipulação dos ventiladores mecânicos/Fotos (Rafael Barreto/PMBR) 

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Belford Roxo realizou uma capacitação para os enfermeiros sobre a manipulação dos ventiladores mecânicos. Os aparelhos são instalados na Unidade de Suporte Avançado (USA) com uma equipe formada por um médico, enfermeiro e o socorrista. O objetivo da formação é preparar os profissionais que atuam nas ruas e prestam atendimento à população.

O diretor de urgência e emergência, André Ronaldo, explicou que os cursos de extensão são essenciais para auxiliar os agentes, principalmente em um cenário de pandemia. "Oferecemos essa capacitação para os profissionais que são habilitados para trabalhar na UTI móvel. O aperfeiçoamento é de extrema importância para que o agente esteja preparado para utilizar o aparelho", afirmou André, destacando que a tendência é que as capacitações ocorram a cada dois meses na base do Samu.

Para o fisioterapeuta Carlos Eduardo Guedes, que também atua no Hospital Municipal, a capacitação é fundamental no desempenho do trabalho diário e até mesmo na tomada de decisão. "O processo de educação continuada é indispensável para ter uma abordagem adequada com o paciente. A ventilação faz com que o indivíduo tenha um suporte de oxigênio. Isso permite que ele possa ter melhores condições de trocas gasosas e a diminuir o risco de óbito”, frisou Carlos Eduardo.

Enfermeiro há quase 4 anos, o especialista em urgência e emergência Alan Carlos Bahia, 30, explicou que a ventilação está disponível em ambulâncias especializadas e destacou a disponibilidade. "É necessário para os enfermeiros e os médicos também. Em muitas vezes o paciente chega a estado crítico que necessita de um atendimento avançado até o hospital. O fisioterapeuta vai demonstrar de forma prática a parte temática do manuseio da ventilação, fisiologia, corpo humano, porquê e quando utilizar a técnica. É de suma importância para que os profissionais possam salvar vidas”, finaliza.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 03/12/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar