Clínica da Família Edson Passos, em Mesquita abre grupo de gestantes e puérperas - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

terça-feira, janeiro 11, 2022

Clínica da Família Edson Passos, em Mesquita abre grupo de gestantes e puérperas

Foto: Arielle Curti 

Na manhã desta segunda-feira, 10 de janeiro, a equipe de saúde da Clínica da Família Edson Passos se reuniu com grávidas e puérperas para o primeiro encontro de gestantes da unidade. Esse será um evento mensal, que orientará mulheres no período de gestação ou até mesmo as que já passaram por isso há pouco tempo.

“A ideia surgiu de um projeto da Secretaria Estadual de Saúde, intitulado IUBAAM (Iniciativa Unidade Amiga da Amamentação). Então, nós estamos investindo, primeiro, na orientação, aqui, na Clínica da Família Edson Passos. Para, assim, disseminar o projeto nas demais unidades de Atenção Básica de Mesquita”, garantiu um dos promotores deste programa e enfermeiro da clínica, pela equipe Aurora, Eric Couto.

A primeira reunião funcionou, então, como uma introdução às dúvidas e receios das mulheres grávidas e puérperas. Entre elas, esteve Pâmela Santiago. Aos 27 anos, ela é gestante de primeira viagem, mas já está com 24 semanas. “Foi interessante participar do encontro. Como é a minha primeira gravidez, estou com muita dificuldade e muitas dúvidas. Aqui, pude esclarecer algumas informações, compartilhar experiências e, principalmente, ter assistência”, disse.

Entre alguns dos assuntos que estiveram em pauta durante o primeiro encontro, profissionais abordaram a alimentação da mãe e do bebê; pega correta na hora da amamentação; benefícios do parto normal e exercícios para fortalecer a região pélvica. A reunião acontece na segunda semana de cada mês, normalmente, às segundas-feiras.

“É importante dizer que, mesmo que esse projeto só esteja na nossa unidade, ele será expandido para as demais clínicas. Mas, enquanto isso não acontece, grávidas e puérperas de Mesquita, seja de que área forem, podem vir até Edson Passos para participarem das reuniões”, explicou a enfermeira Roberta Freitas, da equipe Paixão.

Orientação junto ao NASF

As reuniões na Clínica da Família Edson Passos com gestantes e puérperas terão, também, o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – o NASF. Essa será, portanto, uma oportunidade das grávidas terem encontros com nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e assistente social.

“Nós teremos profissionais diversos para auxiliar essas mulheres. A assistente social, por exemplo, será muito importante na hora de falarmos sobre o direito dessas crianças que estão por vir. Afinal, do mesmo modo que elas estão aprendendo a serem mães, eles estão aprendendo a serem filhos. Então, o apoio nesse momento é essencial", comentou Helen Freire, fisioterapeuta do NASF e, também, promotora do projeto no local, juntamente a fonoaudióloga, Cátia Ferreira.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 11/01/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Pages