Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados inicia dragagem dos rios através do projeto Verão Guandu 2022

terça-feira, abril 12, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, em parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), CEDAE, e pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) deu início ao projeto Verão Guandu, que visa a adoção de um conjunto de medidas para melhorias dos rios de Queimados.

Com as intervenções, que serão de curto, médio e longo prazos, as ações não se restringem ao verão 2021/2022, mas devem assegurar a qualidade da água do rio Guandu e o fornecimento de água de qualidade para os próximos anos. Além disso, a ação irá aumentar a profundidade das calhas permitindo um melhor escoamento das águas, evitando assim a formação de bolsões d’água.

"Esse procedimento é realizado para retirada dos materiais sólidos do fundo dos corpos d'água, como lodo e areia. Serviço que só é possível com o auxílio do maquinário, como dragas de sucção e recalque. Trabalho que está sendo realizado através da parceria entre a Prefeitura de Queimados com o Governo do Estado", destacou o prefeito Glauco Kaizer.

Com a execução das obras, que já conta com maquinário adequado para a limpeza dos rios, há estimativa da retirada de cerca de 113 mil m3 de sedimentos do rio Queimados e, aproximadamente, 73 mil m³ do rio Ipiranga, contemplar desde a foz até a confluência com os rios Poços e Cabuçu, respectivamente.

"Fazer gestão ambiental tendo a Bacia Hidrográfica como unidade de planejamento é extraordinário, um sonho. E isso só é possível unindo o Governo Estadual, com os Municípios e Comitês de Bacia. O Projeto Verão Guandu, é um exemplo disso, lançado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Comitê Guandu, que compreende a dragagem de corpos hídricos importantes de dois municípios, Queimados e Nova Iguaçu. Esses rios drenam para a lagoa do Guandu onde está a captação da ETA Guandu, e Bacia Hidrográfica do rio Guandu, responsável por abastecer 10 milhões de pessoas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro", explicou a Secretária de Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados, Andreia Loureiro.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 12/04/2022
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar