Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Fórum intersetorial sobre saúde mental em Mesquita

terça-feira, junho 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Luan Maciel

Assim como outras questões da vida, o cuidado com a mente é um aspecto fundamental para o bem-estar. Assim, Mesquita organizou um fórum intersetorial para debater assuntos relacionados à saúde mental. Organizada pela Coordenação de Saúde Mental, a ação aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, que fica no Centro do município, na última sexta-feira, dia 10 de junho.

Pela manhã, o local foi palco para a discussão de vários pontos dentro da temática, como as abordagens da Atenção Básica Psicossocial, os níveis de complexidade dos casos clínicos e a luta antimanicomial. Além disso, o impacto da pandemia na saúde mental da população teve espaço na conversa.

“Sabemos como a pandemia de covid-19 afetou a vida de muitas pessoas. Por isso, espaços como esse nunca se fizeram tão necessários quanto agora, para compartilhar experiências e adquirir aprendizados. Isso sem falar, é claro, da oportunidade de estreitar os laços profissionais entre nós”, conta o secretário municipal de Governança, Fabio Baiense.


A intenção do evento foi mobilizar os setores da cidade para, então, proporcionar atendimentos ainda mais adequados aos munícipes. “Vamos pensar em um cenário: o paciente é psiquiátrico, está em crise e seguindo com a vida, estudando. A gente pode, por exemplo, ajudar a educação no auxílio desse cidadão. Caso ele apresente algum problema, a escola pode recorrer à nossa equipe para que possamos tratá-lo e, assim, permaneça no ambiente escolar”, propõe Márcia Cristina Bezerra, coordenadora de Saúde Mental de Mesquita. A ocasião contou ainda com a presença dos representantes dos equipamentos públicos, além de outros agentes e profissionais de Mesquita.


Para a subsecretária municipal de Assistência Social, Nara Cristina, as atividades da Rede de Atenção Psicossocial devem estar interligadas. “Quando os setores municipais se movimentam em sintonia, resultados maiores e melhores chegam ao nosso alcance. Um objetivo em comum de todos nós é a reinserção do ser humano na sociedade, oferecendo toda atenção possível para que ele se adeque a esse espaço da melhor forma”, aconselha.


Unidades em Mesquita


No momento, o município possui três unidades de Centro de Atenção Psicossocial. No Cruzeiro do Sul, o CAPS III Casa Azul funciona 24 horas por dia e atende pessoas que possuem esquizofrenia, depressão grave, transtorno de ansiedade grave e outros problemas de saúde mental. Enquanto isso, o CAPS AD, na Vila Emil, recebe as pessoas com problemas de dependência química e alcoólica e o CAPS Infantil, em Santa Terezinha, oferece atendimento às crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente.


Vale lembrar que os atendimentos psicológicos ocorrem também no Ambulatório de Saúde Mental Danilo Davi Santos Silva, que, agora, está em um novo endereço. Antes localizada em Santa Terezinha, na Rua João Pontes 188, a unidade foi transferida para a Rua Bicuíba 418, no Banco de Areia. Para ser atendido lá, no entanto, é necessário receber o encaminhamento de uma unidade de atenção primária.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar