Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita encerra Semana do Meio Ambiente com novas árvores

segunda-feira, junho 13, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Mesquita encerra sua Semana do Meio Ambiente com chave de ouro. Nesta sexta-feira, 10 de junho, mais de 20 mudas foram plantadas à beira do Rio Dona Eugênia, como forma de preservação das margens. Foram distribuídas, também, plantas para os transeuntes da Avenida Baronesa de Mesquita que passaram pela Tenda Ambiental. E, para isso, o município contou, mais uma vez, com a parceria da ONG Via Verde.

“Nossa ideia com as tendas ambientais e plantios é engajar a população mesquitense. O trabalho da Educação Ambiental é conscientizar o mesquitense para que ele cuide do que é dele”, frisou a responsável pela Educação Ambiental, Rosaura Clem.

Ao todo, foram plantadas 27 mudas dos mais variados tipos na Vila Emil, bairro em que se situa o Rio Dona Eugênia. Paineiras, embaúbas e ingás, agora, margeiam a Avenida Eternidade e promovem ainda mais segurança para os moradores do local. “Essa diversidade é importante, porque quando plantamos somente uma espécie em um devido espaço, corremos certos riscos. Por exemplo, se alguma delas pegar uma doença, todos adoecem”, explicou o presidente da ONG Via Verde, Marcelo Costa.

A prática envolveu, também, o trabalho da engenheira florestal de Mesquita Josie Tatiane. Segundo ela, essa reestruturação da mata às margens do Rio Dona Eugênia é importante para a cidade. *“O cuidado começa quando não sujamos os nossos rios. Mas, ao reflorestar essas áreas, minimizamos o processo de erosão e evitamos o transbordamento rápido desse leito”*, garantiu.

Troca de conhecimento

Como agrônomo da subsecretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Fabio Vilas Bôas esteve também na área do plantio. “A prefeitura está sempre procurando novas políticas. Então, poder integrar serviços com pessoas que se importam e que conhecem o território como nós, é muito bom”, disse ele, que interagiu com a equipe da ONG.

Outras agendas

Não é possível preservar sozinho. Por isso, a equipe de Educação Ambiental teve, durante a semana, agendas com outros setores municipais. Na segunda-feira, dia 6 de junho, a Defesa Civil foi à Escola Municipal Castelo Branco, no BNH, para uma palestra sobre “Desastres Ambientais e suas Causas”. A conscientização focou no crescente desequilíbrio ecológico em decorrência das ações humanas.

Já no dia 7, o grupo se reuniu na Vila Olímpica de Mesquita para o plantio de uma muda de palmeira-imperial e de uma árvore pau-brasil, além da tenda ambiental. No dia 8, a subsecretaria realizou caminhada ecológica na Chatuba. Em parceria com o Centro de Longevidade e com o CRAS do bairro, o intuito foi o mesmo: despertar o compromisso da preservação ambiental. Sendo um momento, também, de falar sobre a participação da população na coleta seletiva e na limpeza das ruas.

Na quinta-feira, dia 9, a palestra aconteceu na Escola Estadual Dom Pedro, no bairro Santa Terezinha, para os alunos do Ensino Médio e normalistas. “Estamos falando de uma escola com mais de mil alunos. Então, por que não levar o conhecimento necessário para a preservação ambiental para esse espaço de aprendizado?”, refletiu Rosaura. Entre os tópicos abordados estiveram a participação de boas práticas ambientais pela gestão pública, bem como sociedade, na transformação e na melhoria da qualidade de vida. Destacando a coleta seletiva como um caminho sustentável para os resíduos sólidos da cidade.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar