Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Pessoas com deficiência de Mesquita são levadas para visitar e passear no Jardim Botânico

quarta-feira, junho 15, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Na semana passada, um lazer diferente empolgou um grupo de mesquitenses. A Prefeitura de Mesquita, por meio da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, levou pessoas com deficiência para visitar o Jardim Botânico, na Zona Sul carioca. Por lá, mais de 30 mesquitenses, entre pessoas com deficiência e acompanhantes, tiveram a chance de conhecer um pouco do local e sua importância histórica.

Esse não é o primeiro passeio que o grupo faz. Eles já visitaram o AquaRio, o Cristo Redentor e a Praia de Copacabana, entre outros destinos. E, em maio, tiveram a experiência de visitar uma exposição de arte no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil. A ideia, no entanto, é continuar proporcionando outros.

“Estamos planejando, ainda esse ano, visitar outros lugares. Inclusão não pode ficar apenas dentro do município. Por isso, é importante tornar acessível para esses mesquitenses a chance de conhecer pontos turísticos”, explica Rondinelli de Oliveira Souza, que atua na Secretaria Municipal de Governança no planejamento e na implantação de políticas públicas voltadas principalmente para as pessoas com deficiência.

Eduardo Lima, organizador do passeio, destaca a importância de realizar eventos como esse. “Às vezes, alguns deles não têm condições financeiras ou facilidade de deslocamento, como é o caso de usuários de cadeiras de rodas. Mas não podemos deixar de incluir esse público”, frisa.

Um dos pontos mais interessantes da visita foi o Jardim Sensorial. O espaço de inclusão proporcionou uma experiência interativa aos mesquitenses, que puderam estimular os sentidos ao tocar nas plantas e sentir sua textura e aroma. E, ao longo do passeio, o grupo ainda pôde conhecer a diversidade da flora brasileira e estrangeira que ali é conservada.

A família da Maria Elizabeth foi uma das que aproveitaram o passeio. Ela é moradora de Mesquita há 39 anos e conta que já visitou o Jardim Botânico quando criança. Agora, no entanto, ela pôde levar os filhos, Lucas, que tem 10 anos e é autista, e Alice e Letícia, de 14 e 8 anos, respectivamente.

“Pela prefeitura, é a primeira vez que venho ao passeio. E, como uma pessoa que luta pelos direitos, acho importante que qualquer minoria tenha esses momentos de inclusão e integração para socializar e aproveitar como qualquer outra pessoa”, valoriza a mesquitense, que tem 43 anos.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar