Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Idosos de Queimados recebem benefício que garante descontos em viagens

quinta-feira, julho 21, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Viajar para Belém no Estado do Pará, na região Nordeste, está mais perto de se tornar realidade para a aposentada Maria Nasaré da Silva, de 74 anos. A queimadense e mais de 70 idosos garantiram, nesta quinta-feira (21), a Carteira da Pessoa Idosa durante uma cerimônia de entrega que aconteceu no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), no bairro Pacaembu.

O documento garante a todo cidadão, com mais de 60 anos, o direito à gratuidade ou desconto no valor de passagens interestaduais. A queimadense Maria Nasaré relatou a sua felicidade. "Estou muito feliz com a chegada da carteira. Vou poder viajar e matar saudades", destacou a moradora.

Além da entrega do documento, os idosos participaram de uma exposição de quadros que contam a história da década de 30 do município e suas principais construções, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Cinema.

Presente na entrega do documento, a secretária da pasta, Cristiane Lamarão, destacou a importância de garantir os direitos da pessoa idosa. "Enquanto poder público temos o dever e a obrigação de cuidar dos nossos idosos. Estamos investindo em políticas públicas para a terceira idade, por isso ações como essa são importantes. Disponibilizamos de um centro destinado a atender e zelar por quem tanto cuidou da gente", destacou.

DIREITO GARANTIDO POR LEI

A emissão do documento é assegurada pela gestão municipal. A Carteira do Idoso é um documento destinado a pessoas acima de 60 anos que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos para a obtenção da gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou de desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem. O benefício federal consta no Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

Para emitir o documento,o primeiro passo é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Castanheira, nº 176, Centro, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de toda a família, para assim ser incluído no Cadastro Único (CadÚnico). As carteiras são emitidas e entregues pela Secretaria de Assistência Social.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar