Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita recebe 1ª Conferência Popular Municipal de Segurança Alimentar Nutricional e Cidade

quarta-feira, julho 06, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Divulgação Luan Maciel

“Quem tem fome, tem pressa”. A frase do sociólogo Herbert José de Souza, também conhecido como Betinho, foi tema de uma discussão importante em Mesquita, na 1ª Conferência Popular Municipal de Segurança Alimentar Nutricional e Cidade. O evento, que reuniu várias instituições da sociedade civil, movimentou a Praça PEC, em Santo Elias, na última sexta-feira, dia 1º de julho. A ação é fruto dos planejamentos da sociedade civil, com apoio da Sala dos Conselhos do município.

“Precisamos nos unir para falarmos a mesma língua. Essa é basicamente a proposta do encontro. Reorganizar a sociedade civil e trazê-la para um planejamento sobre o combate à fome, que não só existe no município e no Brasil, mas também no mundo. Não podemos nos conformar com a situação e deixá-la do jeito que está”, explica o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mesquita, Marcos Aurélio Aprígio da Silva.

Ao longo do dia, o local foi palco para diversas palestras e mesas de debate sobre a temática com o objetivo de desenvolver relatórios de encaminhamento e planos de ação. Dessa forma, políticas públicas podem ser geradas para certificar os direitos da população geral. A oportunidade também serviu para construir e fortalecer os laços entre a sociedade e os órgãos governamentais.

Entre os representantes e convidados presentes, estavam os da ODS estadual e municipal, do Banco de Alimentos, da Ação da Cidadania, do Procon de Mesquita, da Águas do Rio, da Defensoria Pública do Estado e representantes da Secretaria de Estado de Saúde.

Segurança alimentar e nutricional em Mesquita

A cidade conta com o Banco de Alimentos, que é uma estrutura que oferece o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de alimentos vindos de doações dos setores públicos e privados. Depois dessas etapas, os alimentos são, enfim, direcionados às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso papel é melhorar a vida dos munícipes, oferecendo todo apoio possível. Para isso, é necessário ter um olhar gentil e delicado em todas situações. Digo que não há como atender a população sem resolver os problemas que a assolam. Só assim é que conseguiremos caminhar para um lugar melhor”, valoriza Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social.

Além disso, Mesquita possui ainda o Mercado Social. Implantado em outubro do ano passado, o projeto permite que os moradores recebam bandejas de alimentos, incluindo frutas, legumes e verduras, em troca de materiais recicláveis. Realizada nos CRAS do município, a atividade colabora com o processamento de materiais para transformá-los em novos produtos e com a garantia da renda dos catadores de Mesquita.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar