Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita conscientiza sobre Agosto Dourado

segunda-feira, agosto 15, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Bea Silva/reprodução

“Amamentar é um ato de amor!”. Sendo assim, acolhimento, cuidado e informações são necessários nesse processo tão importante no maternar. Por isso, na última quarta-feira, dia 10 de agosto, em comemoração ao Agosto Dourado, a Clínica da Família Cosmorama preparou uma roda de conversa. O encontro contou com a participação da equipe multidisciplinar da clínica e levou as principais questões sobre o tema aos pacientes, gestantes e lactantes que aguardavam atendimento na sala de espera da unidade. No dia seguinte, foi a vez da UBS Vila Norma promover uma atividade semelhante.

O Agosto Dourado é um mês focado em mobilizar a promoção da amamentação natural. O objetivo, portanto, é intensificar informações sobre a importância do leite materno como alimentação exclusiva do bebê nos primeiros seis meses de vida e os benefícios que ele traz para o desenvolvimento da criança. Por isso, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Então, ao longo do mês, a unidade de Cosmorama estará realizando encontros semanais voltados ao tema. Isso porque, segundo Rita Pinho, coordenadora da clínica, ainda é necessário o incentivo à amamentação, principalmente se ele partir do vínculo social e familiar.

“Nosso foco é trazer para a unidade a conscientização do aleitamento materno e informar sobre sua importância. Muitas das vezes essas informações não chegam à gestante, seja por motivos culturais ou pela própria falta de conhecimento. Mas nosso papel é falar de todos os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da criança. E o interessante de direcionar esse tema a uma sala de espera é que familiares e amigos entendam por que oferecer esse incentivo é tão importante”, explica Rita, coordenadora da unidade, que também é enfermeira obstétrica.

Uma das gestantes presentes na clínica do Cosmorama foi Débora Cristina, de 29 anos. Ela estava na sala de espera e apontou o momento como fundamental para quem é gestante e lactante. “Achei a roda de conversa interessante porque tem mães que não se informam e não fazem alguns procedimentos. E informações durante a gravidez são sempre muito importantes”, reforça a moradora.

A roda de conversa foi conduzida pela equipe multidisciplinar de residentes da Fiocruz, assim como profissionais da linha de cuidado de saúde da mulher da clínica e fisioterapeuta do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família da unidade. No encontro, eles conversaram sobre as vantagens do aleitamento materno, benefícios, instruções sobre o momento de amamentação e informações sobre a produção de leite. Juntamente, o CRAS Rocha Sobrinho se envolveu com informações e serviços, o que proporcionou, ainda, maquiagem a quem quisesse aproveitar o momento para elevar a autoestima.

UBS Vila Norma

Na UBS Vila Norma, o encontro também proporcionou troca de diálogo entre gestantes e lactantes. Para isso, uma profissional fonoaudióloga do NASF da unidade falou sobre como a má formação no freio da língua pode trazer prejuízos ao aleitamento tanto para a mãe quanto para o bebê.

“Às vezes, a dúvida de uma pode ser a de outra. Com essa interação mais próxima, conseguimos direcionar essas mulheres e criar uma rede de contato entre elas. Troca de experiências é essencial para que elas sintam que não estão sozinhas durante esse período”, aponta Mayara Melo, gestora da unidade.

Em Mesquita, as gestantes podem procurar a unidade de Atenção Básica que abrange sua reunião para realizar o pré-natal e todo acompanhamento. Isso porque as unidades primárias de saúde são a porta de entrada. Nelas, as mulheres recebem atendimento de equipes multidisciplinares, que assistem a gestante durante a gravidez.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar