Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo recebe espetáculo infantil que discute protagonismo feminino

segunda-feira, setembro 26, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Divulgação: Groover Fotografia.

Belford Roxo foi o palco do espetáculo infantil “Quem são elas?”. Foram realizadas 10 apresentações entre os dias 19 e 23 de setembro, com entrada gratuita. O espetáculo estreou no dia 19 (segunda-feira) na E.M. Belford Roxo; já no dia 20 (terça-feira), foi a vez do CIEP 027 Vinícius de Moraes; na sequência, receberam o espetáculo as escolas E. M. Professor Edson Santos (dia 21, quarta-feira); E. M. Heliópolis (dia 22, quinta-feira); e, por fim, no CIEP 024 - M. Ministro Gustavo Capanema (dia 23, sexta-feira)

A peça é escrita por Sofia Fransolin, com direção de Ana Carolina Salomão, figurinos de Priscila Soares, cenário de Luísa Colima, animação gráfica de Marina Faria e produção de Marina Branco. No elenco, as atrizes Amanda Anequini e Jéssica Magalhães interpretam oito personagens.

“A história é sobre um sonho. O sonho de uma menina que, como toda garota, está crescendo e se tornando uma mulher adulta. Nesse caminho, ela se encontra com outras importantes mulheres da história do mundo e percebe que elas conseguiram transformar seus próprios sonhos em realidade”, disse a diretora Ana Carolina Salomão. “Escrito, interpretado e dirigido por mulheres, ‘Quem são elas?’ nos lembra que todas as pessoas, sejam elas meninas, meninos ou menines, podem ser e fazer o que quiserem e que sonhos são possíveis.”

Além das apresentações teatrais, o projeto contempla ações de incentivo à leitura, com distribuição gratuita de livros ilustrados que trazem a história de vinte e quatro personalidades femininas. Os livros foram distribuídos entre os espectadores da peça teatral, alunos de escolas públicas, centros culturais, instituições e bibliotecas da cidade de Cosmópolis. Também foi oferecido um jogo da memória com ilustrações e informações históricas sobre as personagens narradas no livro.

Para Federico Barbagallo, diretor do Parque Industrial de Belford Roxo, da multinacional Bayer, patrocinadora do projeto, “esta parceria promove atividades lúdicas e contribui para acesso à educação e cultura. Por meio de espetáculos, livros e jogos, os alunos têm a oportunidade de conhecer importantes contribuições de mulheres que marcaram a história e as transformações do nosso mundo”, explica Federico. “É por isso que a Bayer considera essencial apoiar uma iniciativa como esta, possibilitando que a empresa esteja mais conectada com a sociedade”, conclui.

Esse projeto é realizado pela Mercúrio Cultural, com patrocínio da Bayer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da CX Projetos e Secretaria de Cultura e Educação de Belford Roxo.

Sobre a peça

A peça “Quem são elas?” aborda o protagonismo feminino, trazendo à cena mulheres com trajetórias notáveis dentro da história, como a pintora Frida Kahlo, a ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova, a escritora Carolina Maria de Jesus e muitos outros grandes nomes femininos.

“Quem são elas?” conta a história de Marta, uma menina sonhadora que adora jogar bola. Numa manhã chuvosa e entediante, ela é convidada para uma viagem pelo espaço-tempo conduzida por diferentes mulheres, passando por diversos lugares e épocas. Nessa aventurosa viagem, Marta descobre e entende muitas questões sobre a história dessas mulheres e sobre sua própria história.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar