Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita inicia debate sobre Outubro Rosa

sexta-feira, outubro 07, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Outubro é marcado pelo mês de campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Por isso, as unidades de Atenção Básica de Mesquita estão organizando diversas rodas de conversa para debater sobre o tema e incentivar o autocuidado das pacientes. Quem abriu a agenda foi a Clínica da Família Cosmorama, no dia 1º de outubro. Por lá, as enfermeiras da unidade promoveram um diálogo de orientação às pacientes da sala de espera.

O reforço da campanha de Outubro Rosa se faz necessário. Principalmente porque são por meio das informações que mulheres podem rastrear a doença e ter um diagnóstico precoce. Por isso, na CF Cosmorama, profissionais de saúde dedicaram a manhã de sábado para compartilhar as recomendações às pacientes da unidade. Como, por exemplo, a importância do autoexame e da busca pelo atendimento

“Infelizmente, esse é um assunto que ainda precisa ser reforçado. Muitas mulheres se intimidam em fazer o autoexame em casa, mas esse é um momento de cuidado consigo mesma. Hoje, nós separamos esse tempo para incentivar, conscientizar e promover esse diálogo com as mulheres e fortalecer a luta contra o câncer de mama”, explica Rita Pinho, gestora da unidade, que fica na Av. Baronesa de Mesquita.

Ainda segundo Rita, as mulheres podem buscar o exame de coleta do preventivo a qualquer momento do ano, inclusive em outras unidades de Atenção Básica do município. Além disso, é feita a solicitação para o exame de mamografia, onde a mulher é encaminhada para clínicas credenciadas. Ao longo do mês, outras unidades de saúde da rede municipal estarão mobilizando ações como essa. Na Clínica da Família Cosmorama, por exemplo, uma nova roda de conversa será realizada no dia 18 de outubro, às 9h.

Cronograma:

ESF Maria Cristina - 11 de outubro, às 9h30.
ESF Vila Norma - 13 de outubro, às 9h.
Clínica da Família Edson Passos - 13 de outubro, às 9h.
Clínica da Família Juscelino - 14 de outubro, às 10h.
Clínica da Família França Leite - 19 de outubro, às 10h.
Clínica da Família Dr. Jorge Campos - 21 de outubro, às 10h.
Clínica da Família Banco de Areia - 25 de outubro, às 9h.
CRAS Chatuba - 26 de outubro, às 10h. (Devido às obras da Clínica da Família Walter Borges, a roda de conversa foi transferida para o equipamento da Assistência Social, que é próximo à unidade).
Clínica da Família BNH - 27 de outubro, às 9h.
Clínica da Família Jacutinga - 27 de outubro, às 14h.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar